Dicas do Papa Bento XVI para ler o Compêndio do Catecismo da Igreja Católica

Compêndio não é uma obra autônoma, pois não pretende, de modo nenhum, substituir o Catecismo da Igreja Católica

Reunimos de forma dinâmica algumas dicas do Papa emérito Bento XVI para uma leitura ativa do Compêndio1 do Catecismo da Igreja Católica.  Ratzinger afirma que “antes de mais, o Compêndio não é uma obra autônoma, pois não pretende, de modo nenhum, substituir o Catecismo da Igreja Católica: pelo contrário. remete continuamente para ele, quer mediante a indicação, ponto por ponto, dos números a que se refere, quer através da contínua referência à estrutura, ao desenvolvimento e aos seus conteúdos. Além disso o Compêndio pretende despertar um renovado interesse e fervor em relação ao Catecismo, que, com a sua sábia exposição e a sua unção espiritual, permanece sempre o texto de base da catequese eclesial de hoje”.

Foto ilustrativa: Paula Dizaró/cancaonova.com

Como o Catecismo, também o Compêndio se divide em quatro partes, de acordo com as leis fundamentais da vida em Cristo.

“O Compêndio, que agora apresento à Igreja universal, é uma síntese fiel e segura do Catecismo da Igreja Católica. Ele contém, de maneira concisa, todos os elementos essenciais e fundamentais da fé da Igreja, de forma a constituir, como desejara o meu Predecessor, uma espécie de vademecum, que permita às pessoas, aos crentes e não crentes, abraçar, numa visão de conjunto, todo o panorama da fé católica”. Bento XVI.

A primeira parte, intitulada «A profissão da fé», é uma síntese adequada da  lex credendi, isto é, da fé professada pela Igreja Católica, retirada do Símbolo Apostólico ilustrado com o Símbolo Niceno-Constantinopolitano, cuja proclamação constante nas assembleias cristãs mantém viva a memória das principais verdades da fé.

A segunda parte, intitulada «A celebração do mistério cristão», apresenta os elementos essenciais da  lex celebrandi. O anúncio do Evangelho encontra a sua resposta privilegiada na vida sacramental. Nela os fiéis experimentam e testemunham em cada momento da sua existência a eficácia salvífica do mistério pascal, por meio do qual Cristo realizou a obra da nossa redenção.

A terceira parte, intitulada «A vida em Cristo», chama a atenção para a lex vivendi, isto é, para o empenho que os baptizados têm de manifestar nas sua: atitudes e nas suas opções éticas de fidelidade à fé professada e celebrada. Os fiéis são chamados pelo Senhor Jesus a agir de acordo com a sua dignidade de filhos de Deus Pai na caridade do Espírito Santo.

A quarta parte, intitulada «A oração cristã», apresenta uma síntese da lex orandi, isto é, da vida de oração. A exemplo de Jesus, o modelo perfeito do orante, também o cristão é chamado ao diálogo com Deus na oração, de cuja expressão privilegiada é o Pai-nosso, a oração que o próprio Jesus nos ensinou.

Trecho acima foi retirado da Introdução ao Compêndio do Catecismo da Igreja Católica, assinado por Joseph Cardeal Ratzinger, Presidente da Comissão especial na época, em 20 de Março de 2005, Domingo de Ramos. O documento final do compêndio foi publicado pelo então Papa Bento XVI em 28 de Junho de 2005, na Solenidade dos Santos Pedro e Paulo,  no primeiro  ano de pontificado.

 

Lei aqui o Compêndio completo.

Leia aqui o Catecismo da Igreja Católica Completo ou adquira o livro na Loja Canção Nova

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.