Decepção! Como superar?

A decepção é algo que está na vida de todo ser humano.

Quem nunca se decepcionou com alguém por um fato ou uma situação da vida? Não existe decepção se não há relacionamento. Se nos decepcionamos com as pessoas é porque de fato existiu algum tipo de relacionamento.

Muitas vezes as decepções acontecem quando criamos muita expectativas com uma pessoa, ou até mesmo com uma festa, evento, lugar e etc. Criamos na nossa mente um montante de ideias e sonhos e esquecemos da realidade…portanto quando deparamos com o fato, ou quando conhecemos a pessoa tal como ela é, aí vem a decepção. Ou seja, imaginei que a pessoa era uma coisa e na realidade é outra.    Leia também Que sabor tem minha vida?

O cristão é chamado a viver de esperança e não de “expectativas”, a esperança não decepciona.

Isso não significa que não podemos ter expectativas de algo, mas precisamos colocar limites e ter consciência daquilo que é a realidade.

No namoro, na amizade, no casamento, no trabalho e em tudo que envolve relacionamento entre pessoas haverá ai uma chance de decepção. Para evitar esta situação ou senti é necessário que ambas as partes sejam transparentes e verdadeiras, primeiro consigo mesmo e depois com o próximo.

Onde há verdade e lealdade não terá espaço para a mentira, pra desconfiança.

Mas se hoje você que ler este post se decepcionou com alguém e ainda não superou, tenho algumas dicas para você: o primeiro passo para superar é se perdoar. Talvez você se julga e se condena por algum erro do passado, e que na verdade o erro não é seu, mas pelas situações que ocorreram você acabou assumindo máscaras e uma postura, que não era sua. Se não for capaz de perdoar a si mesmo, não será capaz de perdoar quem lhe decepcionou.

cadastre-se grátis e receba as novidades do blog por e-mail

O segundo passo é chamar a pessoa que te decepcionou e ter uma transparente conversa. Para isto é importante que cada um saiba ouvir o outro e junto chegar numa conclusão. Na partilha as coisas se “ajeitam”. Algo que você pensava que tinha acontecido na verdade não aconteceu. Portanto, ainda que seja dolorida, a reconciliação trará a luz tudo que causou a decepção. E por fim o perdão! E lembre-se: o perdão não é apenas um sentimento, mas uma decisão.

Um bom recomeço!

Partilhe sua experiência com o texto.

 


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.