O celular está mudando o comportamento das pessoas

Leia o artigo, “O desabafo” e veja como o celular está mudando o comportamento da sociedade.

Com autorização da autora partilho com vocês o artigo o Desabafo da Céci Portugal

Olá people, tudo bem?

Hoje vim aqui para fazer um desabafo! E antes de qualquer coisa, gostaria de falar com você que está lendo este post pelo seu celular: se você estiver com amigos, com sua mãe, seu pai, se tiver alguém perto de você, pare de ler agora! Você vai ler mais tarde, quando estiver tranquilo, sozinho!

Estou falando isso porque meu desabafo é justamente em relação a situações como essa!!! E precisamos acordar para o que tem acontecido no mundo, e o que tem acontecido, eu me incluo também mas estou disposta a mudar, e espero que este post ajude muita gente a mudar também!

O celular esta mudando o comportamento das pessoasEste objeto da foto ao lado mudou o mundo! Sim! Celulares estão cada vez mais modernos, mas foi o iPhone que mudou toda essa geração, pois as outras marcas desenvolvem seus sistemas, aplicativos, configurações para que possam concorrer com a criação de Steve Jobs.

O iPhone é muito bom! Ajuda na vida profissional e pessoal, armazena informações importantes, ajuda a chegar em lugares desconhecidos, traz entretenimento! Mas algo que poderia ser apenas bom, tem virado motivo de preocupação!

Get our toolbar!

Quero deixar bem claro aqui que não sou contra o uso de celulares, de iPhone, inclusive eu tenho um. Mas a vida tem me ensinado a dar uma outra importância para esse aparelho, a vida tem me ensinado a voltar a olhar para o real e não para o virtual!

Mês passado, terminou a quaresma de São Miguel! Durante a quaresma, eu me propus a não acessar o Facebook. Cara! Como foi gostoso!!! Sabe o que era não ter o que fazer com o celular? Tipo, checava rapidamente o Instagram, o Twitter, e depois não tinha mais o que fazer. Por força do hábito, as vezes eu ficava checando várias vezes, mas passando uns dias fui me acostumando. Claro, eu precisava mexer na criação do Steve Jobs, então até puxava umas conversas sem necessidade no Whatsapp.whatsap

Cheguei no Whatsapp! Já parou pra pensar que pelo menos 80% das conversas que surgem no Whatsapp são totalmente desnecessárias!? E você já percebeu que no período desses 80% que você está puxando um papo sem importância, você deixa alguém que está pessoalmente com você sem atenção. Se é pra falar nada com nada, fale nada com nada com quem está com você! Tenho visto ultimamente pessoas deixando de olhar nos olhos e olhando para baixo enquanto escuta outros falarem!

VAMOS ACORDAR!!!

Eu tenho feito o que posso! E tudo é questão de atitude, de decidirmos mudar!

Candy CrushEu fui apresentada ao Candy Crush. Durante duas semanas eu fiquei completamente viciada no jogo. Eu agarrei na fase 29, e depois de uns 3 dias tentando passar, eu apaguei o aplicativo de uma hora para outra!!! Sim! Eu estava viciada, eu estava esperando toda hora para ganhar vidas e recomeçar… foi simples! Só apagar e o vício passa!

Essa geração conectada me assusta! Semana passada eu fui no aniversário de uma amiga, e haviam umas 4 crianças lá. Elas não tinham mais que 6 anos. Cada uma chegou com um Tablet na mão. Nenhuma levava uma boneca, nenhuma saiu pra correr no imenso espaço que tinha lá fora, nenhuma sugeriu brincarem de algo todos juntos! Isso é triste! Muito triste! Eu me lembro de quando ia em alguma festa acompanhando meus pais, voltava com o vestido todo amassado, sujo, as vezes suada, mas porque eu tinha me divertido ao máximo!

facebookQuanto ao Facebook, o que eu tenho a dizer é que hoje só utilizo o meu para divulgar meus trabalhos. Claro que algumas pessoas me mandam mensagens, eu respondo, mas eu tento utilizar o mínimo possível. Em casa, não tenho acessado praticamente em momento nenhum! Me lembro de quando eu era pequena, meus pais saíam na rua para passear comigo, encontravam um amigo deles, que não viam a muito tempo, era uma alegria tremenda!

Contavam o que estavam fazendo, os planos, o que já tinham feito! Como era bom!!! Hoje com o Facebook, nós sabemos onde você foi ontem, o que vai fazer daqui quinze dias, quem são seus melhores amigos, como vai seu namoro e inclusive sabemos que você usou o mesmo vestido em duas festas diferentes! E mesmo que você não poste nenhuma foto para poupar o vestido, alguém fará isso por você!

Eu poderia ficar aqui citando diversos aplicativos, falar que até hoje não entendi a graça do Snapchat, falar das redes sociais que têm prejudicado o relacionamento pessoal das pessoas! Sei que o mundo evoluiu e não podemos também nos desligar totalmente desses meios. Eles chegaram, conquistaram e claro, trazem algo positivo, o meu blog por exemplo faz parte desse meio social, mas acho que não podemos viver apenas focados neles! As fotos que tiramos não são mais para os álbuns de família, são para por no “Insta”. São poucas as pessoas que andam com uma câmera fotográfica na mão…

Deus nos deu a vida, criou lugares lindos, pessoas fantásticas, para que convivamos com elas e saibamos ser próximos uns dos outros. Qual foi a última vez que você ligou para um amigo para desejar um feliz aniversário, ao invés de deixar um recado no Facebook? Este ano eu fiz questão de contar: incluindo a minha mãe, seis pessoas me ligaram! Isso é triste! Não é questão de eu querer que todos me liguem, é questão de que achamos que mandar recados seja suficiente. E mais uma vez eu repito: eu me incluo nesse grupo de pessoas!

Bom! Acho que meu recado está dado! Eu vou tentar fazer diferente, eu vou tentar fazer melhor! Eu preciso de pessoas a minha volta que precisam muito do meu carinho, ou simplesmente do meu olhar! Eu preciso comemorar as minhas vitórias com quem eu amo e não necessariamente contar todas para todo mundo! Eu preciso voltar a ser feliz de verdade, cansei de ser feliz no virtual!

Deus abençoe.
Beijo grande,
Céci Portugal

Texto publicado originalmente em http://www.acecioblog.com/2013/10/a-ceci-o-desabafo.html

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.