Podcast: Entrevista com o professor e filósofo Carlos Nougué

Olá amigos e seguidores do blog, hoje compartilho com vocês a minha alegria e honra de poder entrevistar nesse podcast o professor e filósofo Carlos Nougué sobre sua recente obra: “Da arte do Belo”. Não quero dar spoiler na escrita e deixar que você mesmo ouça o episódio. Mas confesso que fiquei surpreso quando o professor respondeu ao meu e-mail. 

Ouça e compartilha:

Proposta do livro: Da arte do belo

O livro Da Arte do Belo é um livro de ciência poética que retoma, aprofundando-a grandemente, a doutrina de Aristóteles e de Tomás de Aquino, sem deixar de levar em conta, porém, a de Platão, a de Agostinho, a de Boécio, e ainda a de filósofos modernos, como a neokantiana Susanne Langer. Nele, mostra-se o que são as Artes do Belo, suas propriedades, seus fins; o que é o belo e se é objetivo; por que e em que se distinguem as diversas formas ou espécies destas artes; e ainda que é possível aprender a apreciá-las quando efetivamente o são, e a evitá-las quando por qualquer motivo não o são.

Da Arte do Belo é mais um marco do projeto de Carlos Nougué de tratar em livro todo o implicado no antigo Trivium – aperfeiçoando-o e atualizando-o como devido – que não tenha sido tratado assim por Tomás de Aquino. O primeiro foi a Suma Gramatical da Língua Portuguesa; o segundo é este, Das Artes do Belo; os seguintes serão a Suma Retórica, a Suma Dialética, O Tratado dos Universais e Da Figura do Silogismo.

Assista também ao documentário As Artes do Belo, de Viviane Princival e Jean Wichinoski, com argumento e participação de Carlos Nougué.  O filme, baseado no livro Da Arte do Belo, ficará disponível gratuitamente para todos, na Internet. Os episódios podem ser vistos no canal    Carlos Nougué Tomismo  no Youtube.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.