Renovar o diálogo para construir o futuro do planeta

A sociedade precisar dialogar com mais frequência sobre o futuro do planeta.

 

Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação-. Papa Francisco

Penso que, em vários aspectos, que o documento LAUDATO SI do Papa Francisco, ainda não foi tão explorado e estudado como deveria – principalmente por nós cristãos – que na nossa essência de discípulos e missionários somos convidados a contribuir com Deus no continuo processo da criação.

No entanto, nunca é tarde para começar uma leitura atenta e parti desta colocar em prática no cotidiano de nossa vida. Trago para a reflexão de hoje, o número 14 da encíclica do pontífice.

Lanço um convite urgente a renovar o diálogo sobre a maneira como estamos a construir o futuro do planeta. Precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós. O movimento ecológico mundial já percorreu um longo e rico caminho, tendo gerado numerosas agregações de cidadãos que ajudaram na consciencialização. Infelizmente, muitos esforços na busca de soluções concretas para a crise ambiental acabam, com frequência, frustrados não só pela recusa dos poderosos, mas também pelo desinteresse dos outros. As atitudes que dificultam os caminhos de solução, mesmo entre os crentes, vão da negação do problema à indiferença, à resignação acomodada ou à confiança cega nas soluções técnicas. Precisamos de nova solidariedade universal. Como disseram os bispos da África do Sul, «são necessários os talentos e o envolvimento de todos para reparar o dano causado pelos humanos sobre a criação de Deus».[22] Todos podemos colaborar, como instrumentos de Deus, no cuidado da criação, cada um a partir da sua cultura, experiência, iniciativas e capacidades.

Deixe  nos comentários sua opinião sobre o documento, e se já leu por inteiro, envie sua contribuição e reflexão para este blog.

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.