Três dicas para resgatar o dia dos namorados e preenchê-lo com a verdadeira paixão

A paixão erótica distorcida e distorcida em nosso mundo decaído e em nossos corações decaídos

No meio do espetáculo secular que se tornou  Valentine Day ‘s, não podemos esquecer que ele é realmente um dia de festa católica. Aqui está um breve  histórico que você pode achar interessante. 

“St. de David Teniers III Valentine Kneeling em Súplica ”(por volta de 1600).

Não é de surpreender que a versão secular deste feriado seja repleta de sugestões de como os amantes podem “apimentar as coisas”, o que tipicamente significa abanar as chamas da paixão luxuriosa. Aqui podemos cometer dois erros como cristãos: podemos comprar indiscriminadamente a visão que está sendo promovida; ou poderíamos condenar qualquer celebração de nossas paixões por completo. Nenhuma delas é a abordagem verdadeiramente cristã.

É tão importante perceber que o diabo não tem seu próprio barro. Tudo o que ele pode fazer é pegar o barro de Deus (que é sempre  muito bom ) e torcer, distorcê-lo. A paixão erótica foi, de fato, distorcida e distorcida em nosso mundo decaído e em nossos corações decaídos. Quando deixada à sua própria inclinação desordenada, a paixão erótica torna-se meramente um desejo básico de gratificação egoísta. Indulgente que pode trazer momentânea “libertação”, mas também vai deixar uma esteira de destruição em nossas próprias vidas e as vidas dos outros.

Mas não devemos jogar fora o bebê com a água do banho!

Cristo não quer extinguir nossas paixões e desejos eróticos. Ele quer resgatá-los!Christopher West

Cristo não quer extinguir nossas paixões e desejos eróticos. Ele quer resgatá-los! Como diz São João Paulo II, Cristo quer que experimentemos a “plenitude do eros”, que implica o impulso ascendente do espírito humano para o que é verdadeiro, bom e belo, de modo que o que é “erótico” também se torna verdadeiro. bom e bonito ”(TOB 48: 1).

 Como podemos acender as chamas de uma santa paixão erótica? Aqui estão três dicas:

  1. Comece agradecendo a Deus pelo dom de nos tornar homens e mulheres e por plantar em nossos corações e corpos uma paixão e desejo por amor e união. A gratidão é uma maneira de dirigir nossos corações e nossos desejos a Deus e incluí-lo na imagem (excluí-lo da imagem é precisamente a razão pela qual nossas paixões se tornaram desordenadas).
  2. Seja cru e real com Deus. Tire as máscaras piedosas e diga a ele o que realmente  está  sentindo. Diga a ele quais são suas  reais  tentações. Diga a ele quais são seus desejos reais. Mas transforme essa agonia em uma oração, em uma oferta, em um ato de entrega e confiança (veja a oração abaixo).
  3. Em vez de reprimir suas paixões, empurrando-as para o subconsciente, tentando ignorá-las, ou procurando aniquilá-las,  entregue  -as a Cristo e permita que ele as purifique. Isso envolverá uma “morte” para nossas paixões desordenadas, mas no processo, “o Espírito do Senhor dá nova forma aos nossos desejos”, como o  Catecismo  da Igreja Católica coloca (CCC 2764). Em outras palavras, à medida que continuamos a “tomar nossa cruz e a seguir”, morrer para nossas paixões desordenadas leva a uma ressurreição de eros como o desejo de amar como Deus ama.

Entrar na morte e ressurreição de Cristo desta forma não é outra coisa senão explorar o verdadeiro poder de nossos batismos. Todos nós devemos encarar nossos desejos desordenados. Mas aqui está a boa notícia: por trás de cada desejo desordenado há um genuíno desejo dado por Deus que foi distorcido, e ele coloca esses desejos em nossos corações não para nos frustrar, mas para nos conduzir para o seu eterno Fogo do Amor.

Vou encerrar com uma oração que resume o que precede. Eu oro alguma versão disso sempre que necessário. Eu encorajo você a fazer o mesmo.

Senhor, eu te louvo e agradeço pelo dom do corpo humano, sua beleza, seu mistério, e a maravilha, atração e desejo que despertam em mim. Senhor, eu reconheço que meus desejos ficaram confusos em meu coração. Eu dou esses desejos distorcidos para você. Eu lhe dou permissão, Senhor, para me conduzir na jornada de uma purificação completa. Ajude-me sempre a ser capaz de distinguir as grandes riquezas e belezas da sexualidade como você criou para ser das distorções da luxúria. Coloque o amor em ordem no meu coração e ajude-me a honrar a verdadeira dignidade e o mistério de cada pessoa humana. Um homem.

São  Valentim , rogai por nós!

Publicado Originalmente em http://corproject.com

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.