Dá para ser jovem e ser santo nos tempos de hoje? Sim, dá sim!
Dá para ser jovem, jogar videogame, jogar bola, usar a internet com responsabilidade e equilíbrio, usar calça jeans e ainda ser santo!
Carlo , foi um adolescente italiano que buscou a santidade nas coisas simples, vivendo como a Igreja ensina. Ele nasceu em 1991, e morreu em 2006, aos 15 anos. Foi beatificado em outubro de 2020.
“Beato” é o título que vem antes de “Santo”.
Ele gostava muito de computadores e aprendeu a programar sites. Chegou a fazer um com histórias de santos e milagres eucarísticos para as pessoas conhecerem mais sobre a riqueza da vida em Deus.
Andava de bicicleta para cima e para baixo, sempre com seu terço enrolado no pulso.
Gostava muito de ajudar os moradores de rua, e fazia amizade com facilidade, porque sentia que o Senhor não ficaria feliz se eles fizessem algo violento, mesmo contra alguém que os tratasse mal.
Carlo descobriu o amor de Jesus na Eucaristia muito pequeno, e fez sua primeira comunhão aos sete anos de idade. No seu site, ele contava os segredos que usava para ser bom:
- Ir a missa todos os dias,
- Rezar o terço todos os dias,
- Confessar-se sempre que for preciso;
- Ler a Bíblia e pedir muita ajuda dos Santos e do seu Anjo da Guarda.
Era muito devoto de São Francisco Marto (um dos pastorinhos que estavam nas aparições em Fátima, por isso rezava o santo terço todos os dias.
Carlo morreu de leucemia (câncer no sangue), mas, antes de morrer, disse aos seus pais: “Eu ofereço meu sofrimento pela Igreja e pelo Papa, para que eu não precise ir para o purgatório e vá direto para o Céu, e pela conversão dos pecadores”.
Se pensarmos bem, não há nada de mirabolante ou extraordinário na vida de Carlo Acutis.
Assim como muitos santos, ele apenas buscou viver a fidelidade a Jesus e à Igreja Católica.
Quando Deus nos pede a santidade, Ele sabe que nós somos capazes de ser santo!
Vamos assistir a este episódio do Cantinho da Criança e ver como é possível ser santo!
E aí, vamos entrar nesse caminho de santidade agora?