Tem como tema: “Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo” (I Cor 15, 51-58).
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) é promovida, mundialmente, pela Igreja Católica, representada pelo Conselho Pontifício para a Promoção da Unidade dos Cristãos, e pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas. É realizada nos dois hemisférios em datas diferentes. No hemisfério sul, é celebrada na semana próxima à Festa de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas dessa semana. No hemisfério norte, a ação acontece, anualmente, de 18 a 25 de janeiro.
Em 2012, a iniciativa acontece de 20 a 27 de maio no hemisfério sul; e o tema proposto para este ano é extraído da Primeira Carta de Paulo aos Coríntios 15, 51-58: “Todos seremos transformados pela vitória de Nosso Senhor Jesus Cristo”.
O material da SOUC 2012 foi preparado por um grupo de representantes da Igreja Católica Romana, da Igreja Ortodoxa, dos Antigos Católicos e de Igrejas protestantes da Polônia.
Nesta semana de oração, somos convidados a nos aprofundar em nossa fé para sermos transformados pela vitória de Cristo. As leituras bíblicas, os comentários, as preces e perguntas para reflexão, propostas para este ano, exploram diversos aspectos do significado dessa “transformação” para a vida dos cristãos – e a unidade destes – no mundo de hoje e para o mundo.
Esses subsídios para a SOUC 2012 contarão com reflexões nos oito dias, que trabalharão o tema da “transformação” e a sua importância para o Reino de Cristo e para a unidade dos cristãos.
No Brasil, há várias iniciativas visando a reflexão desses temas, de suma importância para a promoção da unidade entre os cristãos.
O Papa Bento XVI, na SOUC do hemisfério norte deste ano, declarou que a amizade aprofundada e o testemunho de Jesus Cristo devem motivar a busca da solução das diferenças existentes entre os cristãos.
Nesta semana de oração, que as palavras do Santo Padre sejam um incentivo para vivermos nossas amizades de modo mais profundo e darmos testemunho de Cristo, colaborando para a transformação necessária para a construção da unidade entre os cristãos. Somos chamados também a orar para que sejamos transformados pela ação do Espírito Santo e esta unidade aconteça a partir de nós.