É bem comum nas rodas de amigos, as pessoas dizerem que a esposa de fulano é quem manda na casa e quem dá a última palavra. Em outro extremo, ouvimos histórias de maridos que subjugam as esposas, fazendo-as suportar suas manias, pois é ele quem dá as ordens…
Por um grande engano, a pessoa pode imaginar que tenha maiores poderes dentro de casa simplesmente pelo fato de manter financeiramente o lar, educar os filhos ou pagar as contas.
Em ambos os casos, temos o exemplo de casais cujos direitos foram usurpados pelo outro. Mas o que poderíamos fazer para tornar mais agradável e equilibrada a nossa convivência como casal?
O casamento, e a família de modo especial, é uma escola de amor, porque a convivência diária obriga a acolher os outros com respeito, diálogo, compreensão, tolerância e paciência. Esse exercício forte de vivência das virtudes faz cada um crescer como pessoa humana.
Na família, Deus nos ensina a amar e nos dá a oportunidade de sermos amados. A harmonia conjugal é atingida quando o casal, na vivência do amor, ‘supera-se a si mesmo’ e harmoniza as suas qualidades numa união sólida e profunda. Quando isso ocorre cada um passa a ser enriquecido pelas qualidades do outro.
Neste mais recente e-Pub, o leitor encontrara alguns artigos que auxiliarão na habilidade da sadia convivencia. Segue abaixo alguns temas abordados:
Artigos e autores:
- Casamento nos dias de hoje – Dom Amaury Castanho
- Casamento, reflexo do amor de Deus – Pe. Rufus Pereira
- Como ter a certeza da fidelidade eterna? – Comunidade Shalom
- Uma caricatura de casamento – Dado Moura
- Por que sexo so no casamento? – Felipe Aquino
- Qualidade do ato conjugal -Dom Amaury Castanho
- Harmonia Conjugal – Felipe Aquino
Um abraço
Dado Moura