Hoje é o dia da Santa Luzia, uma santa muita amada e invocada como protetora dos olhos, janela da alma, canal de luz.
Luzia pertencia a uma rica família de Siracusa. Sua mãe, Eutíquia, ao ficar viúva, prometeu dar a filha como esposa a um jovem da corte local. Mas a moça havia feito voto de virgindade eterna e pediu que o matrimônio fosse adiado. Isso aconteceu, porque uma terrível doença acometeu sua mãe. Luzia, conseguiu convencer Eutíquia a segui-la em peregrinação até o túmulo de Santa Águeda ou Ágata. A mulher voltou curada da viagem e permitiu que a filha mantivesse sua castidade. Além disso, também consentiu que dividisse seu dote milionário com os pobres, como era seu desejo.
Entretanto quem não se conformou foi o ex-noivo. Cancelado o casamento, foi denunciar Luzia como cristã ao governador romano. Era o período da perseguição religiosa imposta pelo cruel imperador Diocleciano; assim, a jovem foi levada a julgamento. Como dava extrema importância à virgindade, o governante mandou que a carregassem à força a um prostíbulo para servir à prostituição. Conta a tradição que, embora Luzia não movesse um dedo, nem dez homens juntos conseguiram levantá-la do chão. Foi, então, condenada a morrer ali mesmo. Os carrascos jogaram sobre seu corpo resina e azeite ferventes, mas ela continuava viva. Somente um golpe de espada em sua garganta conseguiu tirar-lhe a vida. Era o ano 304.
Para proteger as relíquias de Santa Luzia dos invasores árabes muçulmanos, em 1039, um general bizantino as enviou para Constantinopla, atual território da Turquia.
::Conheça mas sobre a historia de Santa Luzia
Ela nasceu na cidade de Siracusa, na Itália, no ano de 283 d.C e faleceu no dia 13 de dezembro de 304. Luzia foi sepultada no mesmo lugar onde, no ano 313, foi construído um santuário a ela dedicado. Algumas pequenas relíquias seguiram para Igreja de Siracusa, que a venera no mês de maio também.
Santa Luzia recebeu de Jesus a linda missão de proteger e resolver todos os problemas relacionados com os olhos, pois, por não aceitar falsos deuses, foi presa, arrancaram-lhe os olhos e, no dia seguinte, ela estava com eles perfeitos. Portanto, vamos pedir a intercessão dessa santa para tirar as cegueiras que nos impedem de viver ao lado de Jesus e possa nos dar a clareza e mostrar o melhor caminho.
Santa Luzia, rogai por nós!