“Os filhos da Igreja precisam abandonar esse medo que às vezes os impede de remar livremente no mar da internet”. Foi com esta frase de Dom Jean-Michel di Falco que o missionário Renan Félix deu início ao “I Seminário Interno cancaonova.com” – realizado nesta quarta-feira (2), no Auditório São Paulo, na sede da Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP). Essa declaração do bispo francês foi utilizada para introduzir a apresentação, segundo Félix, para deixar clara a importância da internet como meio de evangelização, fato ao qual a Igreja não pode ficar alheia.
Durante a exposição, o missionário utilizou citações de várias autoridades eclesiais que apontam o uso da rede mundial de computadores como fonte primordial para levar o Evangelho a todo o mundo. Além disso, comentou sobre um recente simpósio que aconteceu no Vaticano, em Roma, que discutiu sobre como explorar a potencialidade das ferramentas da web. Este evento contou com representantes do Google, do Youtube, do Facebook e do Identi.ca, uma espécie de Twitter.
Para finalizar a primeira parte do seminário, Félix exibiu o vídeo de um casal de São José dos Campos, no interior de São Paulo, que quase perdeu a filha. Eles encontraram forças para superar a dor da espera em Deus no Portal Canção Nova, por meio dos artigos de formação. “Esse exemplo é para mostrar para vocês que o mínimo faz muita diferença na internet. Um artigo foi suficiente para reanimar a fé deste casal”, explicou.
Logo em seguida, o superintendente do Departamento de Tecnologia da Informação (TI) – que cuida de todo o conteúdo da Canção Nova na internet -, Jorge Aparecido da Silva, comentou sobre a evolução da comunidade na rede. A explicação foi complementada pelo Diretor de Planejamento Estratégico, João Mariano, que também apresentou o perfil do usuário do cancaonova.com.
Segundo uma pesquisa do Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), realizada no último trimestre de 2007, 52,7% dos internautas que acessam o portal são do sexo masculino e 47,3% do feminino. Os dados mostraram ainda que 52% dos usuários têm entre 25 e 49 anos de idade e que a principal fonte de acessos do local provém do cancaonova.com, seguido dos blogs.
Para fechar a segunda parte do seminário, o webwriter do portal, Dado Moura, falou sobre a importância de fazer uso de todas as ferramentas da rede mundial de computadores para tornar o conteúdo diferenciado. “Hoje, existem 280 milhões de sites na rede. Como tornar um conteúdo atrativo para se destacar neste montante? É necessário criatividade e conhecimento das potencialidades oferecidas pela internet”, destacou.
Para finalizar o seminário, os gerentes de Design, Marcos Joubert; e o de Desenvolvimento, André Bittencourt, falaram sobre interatividade, colaboração e integração na rede. Eles descreveram as ferramentas utilizadas pela Canção Nova para evangelizar, as quais fazem parte de um projeto chamado “Santa Rede” – cujo objetivo é reunir conteúdo que contribua para a santificação no espaço virtual.
Fazem parte do projeto citado: o Portal Canção Nova, a WebTVCN, o Mashup, o WikiCN, o Gente de fé, os Blogs, o Mobile, o Podcast e o Cadastro de Paróquias e Capelas; além das ferramentas externas que são abastecidas com o conteúdo da Canção Nova, como o SecondLife, o YouTube, o Flickr e o Twitter.
O seminário, que foi transmitido ao vivo pela WebTVCN, aconteceu em comemoração aos 14 anos da Canção Nova na internet – completados no último dia 25 de novembro. Atualmente, o cancaonova.com conta com mais de sete milhões de acessos mensais, disponibilizando formação espiritual e humana e notícias da Igreja e do mundo em vídeo, áudio e texto.
Veja mais:
:: CN Chama, a Palavra no seu celular
:: Santa Rede
:: Conteúdo Canção Nova no Iphone
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova
:: Faça parte do grupo “Eu acesso o cancaonova.com”