Hoje, dia 17 de fevereiro, a cidade de Roma vive a quarta-feira de cinzas diferente do resto mundo. Ao contrário do que estamos acostumados, aqui se faz uma procissão penitencial que atrai centenas de pessoas, todos os anos, à Igreja de Santa Sabina, que foi construída no Quarto Século e traz em sua história até a realização de um conclave. Esta pequena igreja é um local escolhido pelos papas, no decorrer dos séculos, para a imposição das cinzas.
No dia que dá início a este grande tempo litúrgico para a Igreja iniciamos junto com Bento XVI um caminho penitencial. A procissão começa na Igreja de Santo Anselmo All’Aventino, conhecida pela presença de monges beneditinos que no local fazem belas execuções em canto gregoriano, e termina na Igreja de Santa Sabina onde uma multidão aguarda o Pontífice tanto dentro da igreja, quanto do lado de fora.
Sempre é uma experiência única ver o Sucessor dos Apóstolos receber as cinzas, demonstrando que ele entra em cheio neste tempo de profunda meditação, penitência e acima de tudo de conversão.
Para se ter uma idéia, todos os anos, o Papa faz, junto com a Cúria Romana, os exercícios espirituais da Quaresma que geralmente são conduzidos por uma pessoa escolhida por ele. Neste ano, quem aplicará o retiro será um padre salesiano chamado Enrico del Cavolo, que também é consultor da Congregação para a Doutrina da Fé. Por causo disso, todas as audiências e catequeses com Bento XVI serão suspensas de 21 a 27 de fevereiro.
Na quaresma deste ano, o Santo Padre faz um convite especial a todos os fiéis através da mensagem escrita por ele que tem o intuito de fazer-nos refletir sobre a justiça. O tema “A justiça de Deus é manifestada por meio da fé em Cristo” nos traz uma meditação sobre o real significado da palavra justiça que só será instaurada a partir da conversão de cada um, segundo as palavras do próprio Pontífice.
“Para entrar na justiça, é portanto necessário sair daquela ilusão de auto-suficiência e daquele estado profundo de fechamento que é a origem da injustiça (…) mais do que o pão, o homem tem necessidade de Deus.” (Papa Bento XVI – Mensagem para a Quaresma 2010)
Mirticeli Medeiros
Correspondente de Roma
Veja mais:
.: Campanha da Fraternidade reflete sobre Economia e Vida
.: Homilia da missa das cinzas
.: O Jejum que salva
.: 40 dias de reflexção