O Congresso della Stampa Cattolica, que acontece em Roma, na Itália, tem por finalidade discutir o rumo da imprensa católica, tendo em vista o grande crescimento da mídia digital.
Organizado pelo Vaticano e apresentado pelo presidente do Pontifício Conselho das Comunicações Sociais, dom Claudio Maria Celli, o evento reúne 200 pessoas de 80 países que, juntos, vão refletir sobre imprensa católica no contexto atual das novas tecnologias.
O papel da imprensa católica neste evento é fazer com que as pessoas alcancem uma melhor compreensão das informações pela óptica da fé, cuja missão específica é a informação verdadeira. A questão levantada pelos participantes é sobre o critério a ser usado na forma de transmitir as informações. Dom Celli responde: “Encontramo-nos aqui, sobretudo para escutar. No nosso coração há muitas perguntas. Junto com vocês queremos encontrar respostas ou intenção de resposta”.
Nesta segunda-feira, 4, foi apresentado aos participantes a realidade de como os Estados Unidos e a Europa estão tratando este problema, dando um panorama de como está a situação no momento e o quanto a internet está influenciando nas comunicações. Os participantes tiveram a oportunidade de analisar grandes jornais, com tiragens diárias, dos Estados Unidos, França e Alemanha. Representantes de cada jornal retrataram sua realidade e explicaram como estão lidando com a convergência das mídias. Eles abordaram a responsabilidade sobre a qual se deve tratar as questões da informação neste meio.
Uma questão unânime que está sendo discutida no Congresso é o fato de a imprensa ainda não saber como e no que a internet, com sua cultura livre de acesso a conteúdo, poderá influenciar na imprensa escrita. Ninguém está ignorando o fato de que precisam conhecer melhor seus leitores e, por isso, estão abordando questões regionais e fatos de interesse global com relevância e profundidade nos esclarecimentos, procurando conhecer melhor o meio ao qual a internet está conduzindo essas questões.
Deste debate participam nomes como Marco Tarquinio, diretor da Avvenire; Dominique Quinio, diretor da La Croix; Michael Rutz, diretor da Rheinisher Merkur e Greg Erlandson, presidente da Our Sunday Visitor.
A Alemanha, também presente no encontro, informou que a abrangência da internet cobre 100% do país e que os jornais diários não resistiram; alguns ainda buscam formas alternativas de trabalhar com foco de conteúdo local, regionalizado.
Durante a tarde, grupos de discussão foram formados para fazer um levantamento da quantidade de meios escritos, televisivos, rádios e web presentes no país. Isso dará aos grupos uma visão global de como está a utilização dos meios de comunicação no mundo.
Este é a quinta vez que o Pontifício Conselho realizado esse congresso. Nos anos anteriores, os assuntos tratados foram direcionados às mídias das TVs e rádios católicas, faculdades de comunicação católicas. No ano passado, o 4º Congresso reuniu os bispos responsáveis pela comunicação das conferências episcopais.
Confira o vídeo: