Portal Canção Nova, 15 anos a serviço da Igreja Católica

O Portal Canção Nova – www.cancaonova.com – pioneiro no meio religioso, destaca-se por traduzir o ensinamento da Igreja Católica em uma linguagem mais acessível às pessoas. Com os olhos voltados principalmente para o público jovem, investe em interatividade e tecnologia.

Apesar de completar apenas 15 anos neste mês, já possui o título de “o mais antigo portal católico do país” e conta com números surpreendentes, alcançando 9 milhões de acessos únicos mensais.

Outro dado muito importante é que, entre os sites de conteúdo católico, o Portal Canção Nova é um dos mais acessados no mundo. O ranking é liderado pela página oficial do Vaticano: vatican.va. Essa informação é do site de rankeamento mundial: www.alexa.com.

Atualmente, com o surgimento e a ascensão das redes sociais, os grandes destaques da Canção Nova na Internet são os blogs de sacerdotes, músicos e diferentes profissionais que oferecem ao internauta conteúdos variados, como espiritualidade, formação humana, entretenimento, tecnologia, liturgia diária, catequeses, notícias da Igreja, entre outros.

Lembro-me dos primeiros anos do Portal Canção Nova, no ano 2000, em que a rede mundial de computadores chegava ao Brasil e nossa grande atração era o chat. Usuários de diferentes lugares do mundo partilhavam experiências e rezavam juntos na net. Naquela época, termos como “site”, “link” e “download” eram desconhecidos pela maior parte da população que utilizava disquetes para armazenar pequenos arquivos.

.: Vídeos especiais sobre os 15 anos da CN na internet

No mesmo ano, um fato marcou a história do cancaonova.com: o primeiro encontro de internautas realizado em nossa sede, na cidade de Cachoeira Paulista (SP). Foi emocionante promover o contato entre pessoas que se conheciam apenas virtualmente. A experiência comunitária vivida pelos missionários da comunidade fundada pelo monsenhor Jonas Abib tornou-se um referencial para promover a fraternidade e uma evangelização mais pessoal por meio da internet.

O compromisso da Canção Nova com a evangelização se consolida na transmissão de Santas Missas e programas que promovem não só a formação catequética e doutrinária, como também a formação humana, cultural e política. Outra contribuição do Portal Canção Nova à Igreja no Brasil se dá durante a cobertura e transmissão de diversos eventos promovidos pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), além das coberturas jornalísticas e transmissões de celebrações do Vaticano, viagens apostólicas do Santo Padre, Congressos Eucarísticos Internacionais, Jornadas Mundiais da Juventude, Congressos Internacionais das Famílias, entre outros.

É preciso fazer bom uso da rede mundial de computadores para atuar nesta “companhia de pesca” (como é chamada essa obra de evangelização pelo seu fundador, monsenhor Jonas Abib) com a missão de dar continuidade à obra de Cristo. Dessa forma, a missão da Canção Nova contribui com a missão da Igreja e permite que pessoas do Brasil e de todo o mundo sejam catequizadas, evangelizadas e se encontrem com o amor de Deus.

O trabalho da Comunidade Canção Nova encontrou inspiração nas palavras do saudoso Papa Paulo VI, na Exortação Apostólica Pós-sinodal “Evangelii Nuntiandi”, sobre a importância dos meios de comunicação: “Colocados a serviço do Evangelho, são capazes de ampliar infinitamente o campo de escuta da Palavra de Deus e fazem chegar a Boa Nova a milhões de pessoas.”

Missão esta que continua com Bento XVI. Em seu aniversário de 15 anos a serviço da Igreja Católica, o Portal Canção Nova assume o convite do Santo Padre aos comunicadores: “Buscar a verdade com mente e coração apaixonados, mas também com profissionalismo de operadores competentes e dotados de meios adequados e eficazes”.

Em sua variedade de serviços, os missionários da Canção Nova não medem esforços para fazer com que o Evangelho chegue aos confins da terra. Assim como a internet, a evangelização não conhece fronteiras.

Rodrigo Luiz
Missionário e gerente da Assessoria de Imprensa da Canção Nova
twitter.com/rodrigosanluiz

Comments

comments