Na celebração em honra a Virgem de Guadalupe, no dia 12 de dezembro de 2011, na Basílica de São Pedro, o Papa Bento XVI anunciou o desejo de realizar uma viagem apostólica ao México e a Cuba.
O Sumo Pontífice chegará, proveniente do México, à cidade de Santiago de Cuba, onde será recebido oficialmente pelo presidente, Raúl Castro Ruz, pelos responsáveis da Conferência de Bispos Católicos de Cuba e pelo Arcebispo da cidade no dia 26 de março, no período da tarde. A seguir fará um passeio panorâmico.
Ao entardecer, Sua Santidade vai presidir, na festa da Anunciação da Virgem Maria, a Santa Missa na Praça da Revolução Antonio Maceo. Ao terminar a Celebração Eucarística, Bento XVI vai se dirigir a um local chamado “O Cobre”, onde permanecerá na residência com os sacerdotes.
Na parte da manhã do dia 27 de março, o Papa realizará uma visita privada ao Santuário da Virgem de Caridade para rezar durante alguns minutos diante da venerada imagem da Virgem Maria. Ao concluir essa visita, o Santo Papa vai ser conduzido ao aeroporto de Santiago de Cuba, de onde partirá rumo à capital do país, Havana.
Ao meio-dia, Bento XVI chegará ao aeroporto José Marti de Havana, onde será acolhido pelo Cardeal Jaime Ortega Alamino, Arcebispo da capital cubana, Bispos auxiliares e outras autoridades religiosas e civis.
A seguir o Papa vai ser conduzido em um carro fechado até a Nunciatura Apostólica, onde vai se hospedar.
Na parte da tarde, o Papa Bento XVI visitará o presidente da República, Raúl Castro Ruz, para um encontro oficial. Ao entardecer haverá um encontro na Nunciatura Apostólica com todos os Bispos do país.
Na manhã do dia 28 de março, o Pontífice presidirá a Santa Missa na Praça da Revolução José Marti. Após a Celebração Eucarística, retornará à Nunciatura Apostólica para realizar um passeio panorâmico até o aeroporto José Marti, onde será realizada a cerimônia de sua despedida oficial.
Fonte: Nosotros Hoy – Segmento noticioso del Sitio WEB de la COCC
Conferencia de Obispos Católicos de Cub
www.iglesiacubana.org
Tradução Thais Rufino