Revisar é muito mais do que eliminar erros

Revisão, edição, pesquisa, cultura geral e, sobretudo, paciência e amor pela função são algumas das atribuições de um revisor de textos. Além de corrigir e editar os erros na escrita, esse profissional também precisa ter uma visão geral do mundo por lidar com os mais variados assuntos. Conhecimentos sobre religião, política, educação, saúde, entre outros, são exigidos por esses amantes do português.

Ele deve eliminar os erros de comunicação, fazendo uso das normas gramaticais da linguagem padrão, para que haja coerência e coesão textuais, e sempre procurar manter a ideia e o estilo do autor. Um texto, para ser coeso e bem escrito, precisa apresentar um bom português, ser claro, fugir de ideias ambíguas e truncadas e, em nosso caso específico, evitar conteúdos polêmicos ou contrários aos ensinamentos e à doutrina da Igreja.

O revisor auxilia o produtor (autor) na elaboração de textos, de forma a ajudá-lo a aperfeiçoar suas ideias e a melhorar as técnicas de redação, com o uso de sinônimos, de regências adequadas, de acréscimos, mudanças e até eliminação de frases, palavras e informações, entre outros. Com o intuito de conferir-lhes [textos] correção, clareza, concisão e harmonia, agregando-lhes valor e os tornando inteligíveis ao destinatário ― o leitor (internauta).

Em muitos casos a ideia contida no texto é boa, mas não está bem escrita. A revisão textual é essencial para que o texto tenha clareza e, com isso, ganhe credibilidade e transmita a mensagem de forma eficiente ao leitor. Tendo em vista que este nem sempre tem acesso ao autor para esclarecer dúvidas.

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Comments

comments