A internet é apenas um meio, não um fim

Muito se discute sobre o uso da internet e seus efeitos na vida dos usuários. Outro dia, li um artigo que apresentava o seguinte questionamento: “A internet nos deixa mais burros ou mais inteligentes?”. Fiquei analisando as questões que sempre aparecem a respeito do uso dos meios de comunicação, principalmente sobre a internet, pois esta, ainda hoje, é vista por muitos como um mal.

Com a ascensão das novas tecnologias e inúmeros dispositivos móveis conectados à rede mundial de computadores, muitas pessoas passam boa parte de suas vidas navegando pela web. O que irá determinar se esse usuário será mais ou menos inteligente será o modo como ele utilizará a ferramenta, pois esta é apenas um meio. Não é ela que deixa o usuário mais inteligente, mas é a disposição dele em querer aprender vai fazer a diferença.

Como aponta o documento da Igreja Católica ‘Ética nas Comunicações Sociais’: “Um grande bem e um grande mal provêm do uso que as pessoas fazem dos meios de comunicação social”. Ou seja, o meio não é bom nem ruim, é apenas uma ferramenta.

Se uma pessoa passa o dia inteiro diante da televisão, assistindo a uma programação fútil, ela, sem sombra de dúvidas, ficará menos inteligente. No entanto, a culpa não é da TV, mas do usuário que não soube selecionar o que assistir, e da emissora que não utiliza do meio para promover a cultura e a educação. No entanto, tudo depende de como cada um se utiliza dele.

A internet oferece um campo vasto de pesquisa, mas deve ser utilizada de maneira crítica. É como chegar numa biblioteca e ver vários livros e escolher um autor. Quem decide se vai ou não adotar a opinião daquele autor é o próprio leitor. Na web, o usuário encontra opiniões de quem já leu o livro, de quem já assistiu ao vídeo, de quem já ouviu a música, mas ele precisa tirar suas próprias conclusões.

Um estudante que utiliza a internet de maneira séria tem muito a ganhar em suas pequisas, pois além de encontrar materiais, ele pode também interagir com outros estudantes de diversos países, compartilhar conhecimento e aprimorar os seus estudos.

Portanto, o perigo não está no meio, mas como ele é utilizado. Em vez de julgar a internet, é preciso educar os indivíduos, a fim de que utilizem desse meio, pois como afirma o Papa Bento XVI em sua mensagem para o 43º Dia das Comunicações Sociais, “estas tecnologias são um verdadeiro dom para a humanidade”.


Willieny Isaias
Missionária da Comunidade Canção Nova

Comments

comments