A valorização da Palavra de Deus

Nos podcasts desta semana, do especial ‘A Bíblia escrita para você’, com o professor Felipe Aquino, são abordados três assuntos importantes para que você possa compreender e refletir sobre a Sagrada Escritura sob um novo olhar.

Em um deles, o professor esclarece uma das dúvidas de muitos católicos: ‘Todas as bíblias são iguais?’. Neste áudio, ele explica a diferença entre a Bíblia católica e a protestante.

“A Bíblia protestante tem, mais ou menos, sete livros a menos que a católica: Tobias, Judite, Sabedoria, Baruque, Eclesiásticos, 1 e 2 Macabeus, além de uma parte do livro de Ester capítulo 10, 4-16 e uma parte do livro de Daniel capítulo 3, 24 em diante”, explica professor Felipe.

Ouça, na íntegra, o podcast ‘Todas as Bíblias são iguais?’ e conheça as diferenças existentes entre a católica e a protestante.

Depois de conhecer um pouco mais sobre a Palavra, o professor Felipe dedica um podcast exclusivamente para falar sobre a importância da Bíblia em nossa vida. Neste áudio, você aprende que são muitas as palavras que ouvimos, mas somente aquela que vem de Deus realmente nos importa e nos orienta.

Segundo Aquino, é importante ressaltar que a Palavra de Deus foi escrita por homens. Eles usaram da literatura do seu tempo e dos recursos de gênero apocalípticos, parábolas, hipérbole e outros que, hoje, precisamos interpretar corretamente.

“Por isso, a Igreja já faz um estudo profundo da Sagrada Escritura, para que a gente possa entender bem, pois esta tem uma importância fundamental para cada um de nós, porque São Paulo diz, em sua carta, que a Palavra é útil para exortar, consolar e levar o homem à vida  e à justiça”, disse o professor.

É preciso que cada cristão faça a leitura da Bíblia, pois a Sagrada Escritura é a revelação divina de Jesus.

Ouça, na íntegra, o áudio ‘A importância da Palavra de Deus’.

Sabendo do valor que a Palavra de Deus traz para nós cristãos, é preciso que você aprenda a ler e a interpretar a Bíblia de uma forma eficaz.

“Para interpretar bem a Sagrada Escritura é necessário o reconhecimento da sua face humana para, depois, compreender também sua mensagem divina, porque não pode entender a Bíblia só em nome de uma mística, pois, muitas vezes, podemos ser levados por uma ideia religiosa preconcebida ou por um subjetivismo”, explicou Aquino.

A Igreja é grande orientadora e guia para aqueles que desejam entender a Palavra, mas, além disso, nos ajuda a interpretá-la de uma forma correta. Assim, a dica que o professor Felipe traz neste podcast é que os cristãos façam um curso bíblico.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação ‘Como devemos ler as Sagradas Escrituras?’

Veja também:

:: Reserve um tempo para a Palavra de Deus

:: A Bíblia escrita para você

:: A Bíblia e sua divisão

:: Novo Testamento: Ápice da revelação divina

Comments

comments