Advento: abra o coração para acolher o Menino Jesus

Neste domingo, 1º de dezembro, a Igreja inicia um novo tempo litúrgico de preparação para a segunda maior festa cristã: o nascimento do Nosso Senhor. O tempo do Advento tem duração de quatro semanas, dessa forma, a cada domingo, uma vela é acesa representando a aproximação da chegada do Salvador.

Este período litúrgico se estende até a solenidade do Natal e é dividido em dois momentos: no primeiro: aguardamos vigilantes a chegada de Jesus, e no segundo: é a hora de ficarmos alegres, pois o Salvador nascerá para cumprir as promessas de Deus.

Advento Matéria

Segundo o sacerdote da Paróquia São Sebastião, pertencente à Diocese de Lorena (SP), monsenhor Luís Carlos Correia, este momento representa para os cristãos a hora da alegria, da piedade e da expectativa.

“Por isso, durante estes quatro domingos teremos um dia dedicado à alegria, logo no 3º domingo do Advento vamos vivenciar, na liturgia, a proximidade do Natal. Cada um dos Evangelhos proclamados neste tempo apresenta a expectativa do povo de Deus, que aguardava o nascimento do Menino Jesus. Por isso, a cada domingo acendemos uma vela, grande símbolo do Advento”, explicou o sacerdote.

Ouça, na íntegra, a mensagem do monsenhor Luís Carlos para o Advento:

 

Devemos preparar a alma para receber o Menino Jesus em nossos lares, pois o Natal nos traz uma enorme alegria e a certeza de que, a cada momento, o Pai se faz presente em nosso meio.

“Eu aconselho as pessoas a fazerem a mesma preparação do coração, pois a cada domingo devemos parar e pensar naquilo que vivenciamos durante o ano, aquilo que foi e o que precisamos retirar do nosso interior, colocando sempre o Senhor em nosso meio”, orientou monsenhor Luis Carlos.

Reflita sobre o Advento:

.: Quais músicas devem ser cantadas no Advento

.: Qual é o verdadeiro sentido do Natal?

.: A coroa do Advento e seu significado

Comments

comments