AIDS: A melhor prevenção é cumprir o que Deus pede

As estatísticas mostram que no ano passado 39,5 milhões de pessoas apresentavam AIDS em todo mundo e 2,9 milhões morreram. Ou seja, em 2006 morreram 75 pessoas de AIDS a cada minuto. E neste momento, no mundo, há 1,7 milhões de jovens portadores do HIV. Eu poderia colocar inúmeras estatísticas, programas de prevenção e falar que a AIDS é uma doença que afeta o sistema imune, fazendo com que a pessoa perca a resistência às infecções… Certamente seria muito chato. Então vamos refletir sobre duas coisas.

A primeira é que a AIDS se pega por relação sexual, sangue contaminado, seringas compartilhadas por usuários de drogas injetáveis e transmissão da mãe para o feto na gestação e no parto. Não se adquire o HIV apertando a mão de uma pessoa portadora do vírus, conversando ou abraçando. O que não pode haver é o preconceito, que na maioria das vezes é fruto da ignorância das pessoas. No tempo de Jesus os leprosos eram obrigados a andar com um sino para mostrar que estavam por perto. Jesus veio para curar e realmente curou muitos leprosos. Porém, antes, Ele os amava profundamente e os integrava no meio social. Antes de mandar que os dez leprosos fossem se apresentar ao sacerdote para atestar a cura Ele disse: vão! É preciso eliminar a “lepra” da qual padece a sociedade hoje: o preconceito.

A segunda reflexão é sobre os mecanismos de prevenção. A esmagadora maioria da transmissão do HIV se dá por relação sexual. Vale lembrar que os programas de controle do HIV desenvolvidos pelo governo brasileiro reduziram pela metade a expectativa de casos em 15 anos. Porém, há aqueles que insistem em dizer que apenas distribuir camisinhas resolveria o problema. Seria como dar um carro a quem não sabe dirigir. Certamente acabaria em confusão.

É necessário educação e conscientização. Não apenas falar sobre o “sexo seguro”, que no fundo, é uma forma de defender que o sexo pode ser feito desde que não transmita doenças. E o outro, com seus sentimentos, onde está? E para quem pensa assim, onde está Deus? A forma mais eficaz de prevenção é cumprir o que Deus pede: a castidade. Ela, você não precisa comprar, pois já é sua. Não precisa lembrar de levar, pois está no seu coração. Não corre o perigo de não saber usar, pois o manual vem impresso na alma. E não estoura, pois o selo de controle de qualidade foi emitido por Deus. Jovem, tenha coragem de ser diferente.

Dr Dijalma A. Santos
Ginecologista – Lorena (SP)

Comments

comments