Nos dias de hoje, mesmo com o advento das mídias sociais, continua sendo um desafio para as paróquias e comunidades religiosas divulgarem seus eventos. Tudo isso porque muitas destas ainda não se adaptaram à realidade dessas ferramentas e não sabem como explorar a totalidade dos recursos do marketing digital.
Não basta apenas estar em vários segmentos como Twitter, Facebook, Blog, Podcast, entre outros. É preciso saber como interagir e usar da melhor forma possível essas ferramentas.
A maior parte das ações publicitárias, voltadas para divulgação de eventos, não atinge o público-alvo ao máximo. Isso se deve ao fato de que, muitas vezes, o conteúdo exposto não é de agradável leitura ou de fácil entendimento.
Abaixo vamos dar algumas dicas de como explorar esses canais de modo mais eficiente e abrangente:
Twitter: esse canal deve ser usado de forma objetiva e direta, geralmente com frases curtas, contendo links que apontem para outras ferramentas, seja um blog, site ou uma página no Facebook. Essa ferramenta é uma excelente opção para a divulgação de entrevistas com participantes e matérias sobre eventos.
Facebook: um erro que geralmente acontece é a criação de perfis para divulgar eventos na rede social. Os perfis são destinados aos usuários comuns, enquanto que, para eventos, como o próprio nome já diz, deve ser criado um “evento”, que nada mais é do que uma página com algumas funções a mais, na qual as pessoas têm a opção de confirmar presença e interagir com os demais usuários que participarão dele.
Blog: caso o evento não possua um site oficial, a melhor forma de disponibilizar informações mais detalhadas ao usuário, seja sobre o local em que ele vai ser realizado ou os participantes que lá estarão, é o blog. Esse tipo de preocupação pode gerar grande economia de tempo e dinheiro em atendimento aos participantes.
Hotsite: apesar de ser uma ação tradicional no meio do marketing, o hotsite ainda não virou hábito no meio religioso. O conceito de hotsite é uma página que possui tempo de vida útil determinado, isto é, são criados para ser utilizados por um período curto de tempo e são ligados a uma ação de marketing ou comunicação específica. Nesse site podem ser trabalhados todos os recursos multimídia (imagem, foto, vídeo e áudio), pois a intenção é trazer todo o fluxo de participantes para esse canal; é uma alternativa interessante para o blog, porém, recomendada de acordo com a proximidade do evento, tendo em vista que deve ser adotada por um curto espaço de tempo.
YouTube: é essencial, se possível, ter alguma chamada em vídeo para o evento. Por mais que não existam equipamentos e software profissionais para gravação e edição, é interessante utilizar todas as ferramentas que dispomos para a divulgação. Por isso, trabalhar todos os recursos multimídia é necessário, porque assim aumentamos a gama participantes que podem ser atingidos.
A Canção Nova trabalha a divulgação de seus eventos envolvendo vários recursos multimídia. Isso deixou de ser um diferencial e passou a ser um dever, pois a realidade dos usuários é diferente, assim como a forma de assimilação, as necessidades e os objetivos destes são distintos. É preciso estar atento às novidades tecnológicas e utilizá-las em favor da evangelização.