É possível seguir Jesus e evangelizar pelo Twitter?

Como evangelizar no TwitterNo artigo de hoje, daremos início a uma série sobre a evangelização por meio das mídias sociais, a qual iniciamos na última semana. A pergunta que ficou foi: “É possível evangelizar por meio das mídias sociais?”.

Dando continuidade, vamos focar uma mídia social em especial: o Twitter. Esta rede social é, atualmente, uma das três maiores do mundo, tendo mais de 500 milhões de usuários, sendo que aproximadamente 34 milhões são brasileiros.

Quando se fala no uso do Twitter para pessoas que desejam ser formadoras de opinião e se destacar sobre determinado assunto, precisamos fazer alguma perguntas: o que tuitar, a quem seguir e como se posicionar? De forma resumida, existem dez regras que precisam ser seguidas:

O que conta no Twitter?

As pessoas vão e vem, por isso as instituições e departamentos precisam de uma conta institucional independente dos ocupantes e profissionais que trabalham. Exemplo: @cancaonova, @tvcancaonova, @eventoscn.

A quem seguir?

Não siga automaticamente todos que o seguem. Seu seguidor sabe que você não tem tempo para acompanhar tudo que seus seguidores tuitam. Siga pessoas e instituições que agregarão conteúdo para você.

Quem deve tuitar?

É preciso que haja um controle rígido em relação à produção de conteúdo, pois outra pessoa pode não pensar da mesma forma que você e isso gera um conflito de informação que pode ser percebido por parte dos seus seguidores.

Também é comum que o proprietário da conta tenha auxílio para sintetizar as informações que serão publicadas, já que estas não podem ultrapassar 140 caracteres.

Leita também:
::. É possível evangelizar por meio das mídias sociais?

O que tuitar?

Pode ser tentador publicar informações pessoais, mas você precisa ter em mente qual é o objetivo daquela conta. Se a proposta é mesmo evangelizar, você deve ser firme na sua proposta.

Tuitar trechos de discursos, homilias e documentos da Igreja pode ser massante, a menos que você se prenda a frases de impacto ou algo que sintetize a mensagem que foi transmitida.

É possível também dar um toque pessoal, acrescentando suas reflexões e pensamentos sobre determinado assunto.

Algo interessante também é gerar interação com os seguidores. Uma boa proposta é fazer perguntas e deixar que as pessoas interajam com suas respostas.

Mencione

Não se espera que você responda a cada pergunta recebida, principalmente se representar uma grande instituição ou for alguém em evidência, mas, em vez disso você pode selecionar uma ou duas perguntas para responder que resuma as demais.

Quanto você cita alguma outra conta em um tuite publicado, isso lhe dá mais credibilidade, além de aumentar a chance de que ele seja repassado para outras pessoas.

Com que frequência deve publicar?

Não existe uma regra clara, isso vai de acordo com o tempo que o proprietário da conta tem disponível, além da aceitação por parte dos seus seguidores. Em alguns casos, será necessário dar maior atenção a determinados períodos, pois são os de maior interação.

A melhor proposta é, sempre que possível, colocar algo novo, pois mesmo que você fique nas próximas horas sem atualizar, o conteúdo que foi postado pode ser retuitado – divulgado por seus seguidores – por outras pessoas e isso irá gerar maior amplitude sem que você faça nada.

Apoie Iniciativas Oficiais

Vários projetos da Igreja estão ganhando força e espaço no Twitter. Seu exemplo pode atrair e motivar outros a fazer o mesmo.

Imagens

Torne seus tuites mais atrativos e interessantes colocando imagens que representem o conteúdo.

Links encurtados

Os melhores tuites são curtos, de preferência não mais de 120 caracteres para aumentar a chance de serem retuitados.

Atualmente, o Twitter encurta os links automaticamente. Se preferir, use outro encurtador de links como bit.ly e tinyurl.com.

Integração com Facebook

Não gere tuites automáticos a partir de sua conta no Facebook ou vice-versa. Cada rede social exige sua atenção total e indivisível. Discussões no Twitter são diferentes das que ocorrem no Facebook.

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: Conheça nossos aplicativos para iOS
:: Conheça nossos aplicativos para Android

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Comments

comments