Foi lançado o “Concorso Internazionale di Musica Sacra” (Concurso Internacional de Música Sacra) pelo Pontifício Conselho para a Cultura. O evento, que acontece anualmente, tem como tema deste ano o “credo apostólico”. A expectativa é de que as músicas ajudem a todos os cristãos a viver melhor o “Ano da Fé” que a Igreja comemora em 2012.
Mas o que é Música Sacra?
Santo Agostinho já dizia que quem canta reza duas vezes, no latim “Qui cantat, bis orat”. A música sacra é aquela que promove, por sua letra, Deus em primeiro lugar; a partir daí, ela nos impele a uma concreta mudança de vida e uma profunda busca pela espiritualidade.
Como participar?
Os interessados em participar do concurso devem enviar o formulário de inscrição e o catálogo disponível no site oficial do concurso (www.concorsomusicasacra.com), preenchido na íntegra e assinado.
:: Clique aqui para saber das regras do concurso
“O concurso tem o objetivo de promover o encontro entre a música contemporânea – com sua nova gramática – e o sagrado, pois este tem regras, textos e temas próprios,” explicou o Presidente do Pontifício Conselho, Cardeal Gianfranco Ravasi.
Curiosidades:
- Na edição 2010, inscreveram-se 1100 artistas dos cinco continentes. 130 chegaram à final.
- O valor total dos prêmios é de 10 mil euros em forma de bolsas de estudo de 500 a 4300 euros.
- Os melhores concorrentes serão incorporados no conjunto “Celeste Armonia”.
- O júri do concurso é composto por personalidades de vários países europeus ligadas à Igreja Católica e às artes.
Fontes:
Concorso Internazionale de Musica Sacra