Defender o valor da vida

Nesta primeira semana de outubro, a Igreja tem refletido sobre o valor da vida promovendo a “Semana Nacional da Vida”, cujo encerramento será no dia 8 de outubro, data em que é comemorado o “Dia do Nascituro”. A data do término do encontro foi escolhida para destacar a vulnerabilidade da criança que ainda está no ventre materno.

Neste dia é reforçado que o feto tem direito à proteção, à vida, à saúde, à alimentação, ao respeito e a um nascimento sadio. Desde o dia 1º de outubro os regionais da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as dioceses têm trabalhado com o tema: “Cuidar da vida e transmitir a fé”.

Segundo o assessor da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, padre Rafael Fornasier, este tópico foi definido com base no “Ano da Fé” e na “Semana Nacional da Família”, cujo objetivo é transmitir a fé às famílias, comunidades e à sociedade.

“Este tema pretende suscitar uma reflexão e uma conscientização entre os católicos, porque este tema da transmissão da fé implica também necessariamente perceber que os frutos da fé precisam se concretizar, no dia a dia, na defesa concreta da vida em todas as situações. Como o Papa Francisco tem afirmado: somos chamados a defender e proteger a vida, porque isso é uma manifestação da nossa fé”, explicou o sacerdote.

O sacerdote também salienta que é importante as pessoas terem consciência do valor da vida e do dever que todos temos de defendê-la. E que o “Dia do Nascituro” também é uma relevante oportunidade para reafirmar ao estado e à sociedade seu dever de proteger a criança que ainda está no ventre materno.

Saiba mais:

:. Semana Nacional da Vida

:. Elba Ramalho testemunha a favor da vida

:. Dia do Nascituro

:. Em defesa da vida

:. A paternidade-maternidade contemplada de maneira responsável

:. Papa Francisco recorda a importância de se cultivar a fé na família

Comments

comments