Deus quis imprimir em Maria um referencial

Vinde, todas as nações, vinde, homens de todas as raças, línguas e idades, de todas as condições: com jubilo celebremos a natividade da alegria do mundo inteiro!” Este é o trecho inicial da Homilia de São João Damasceno por ocasião da festa da Natividade.

No ano 431 DC, após o Concílio de Éfeso, onde foi declarado o Dogma da Santa Mãe de Deus, surge na Igreja o interesse de recuperar as tradições Marianas.

O portal Canção Nova fez uma entrevista exclusiva com Padre Antônio Xavier, que faz seu mestrado em Ciências Bíblicas em Jerusalém. Ele irá nos introduzir no contexto desta festa que hoje celebramos.

Ele nos conta que existe um apócrifo chamado Proto Evangelho de S. Tiago que narra a história de São Joaquim e Santana, os acontecimentos que antecedem o nascimento de Maria, tratando inclusive da sua Imaculada Conceição e da sua natividade: “Este Evangelho apócrifo nos informa que São Joaquim era um sacerdote do Templo e que Ana já de idade avançada não tinha tido nenhum filho.”

S. Tiago indica o local do Nascimento da Virgem Maria, que seria numa casa nas proximidades do Templo em Jerusalém. Ali foi construída uma pequena capela nos primeiros séculos do Cristianismo.

Esta data da natividade da Virgem foi instituída no século quinto, no mesmo dia em que foi feita a dedicação da pequena igreja, dia 08 de setembro: “Ressalto que esta data também define o dia da Imaculada Conceição, dia 8 de Dezembro, são exatamente 9 meses, da sua concepção ao nascimento.”

:: Veja +  fotos da Igreja de Sant’Ana/Jerusalém,  no Flickr

Esta igreja existe ate hoje apesar de ter sido reconstruída muitas vezes: “É importante lembrar e celebrar a Natividade de Nossa Senhora, porque sua história tem seu cume na pessoa de Jesus. Não nos esqueçamos que ela foi preparada para ser a Mãe do Messias.”

Deus em Maria prepara o caminho para Jesus: “Era natural que Ele também nascesse de alguém puro e santo, não que alguém que nasça de maneira natural não possa ter uma vida Santa, porém Deus quis imprimir um referencial na Virgem Maria. De certa forma é o fato dela ser a Mãe de Jesus que já a coloca numa posição diferente.”

Ela é gente, pessoa humana como nos somos”, ressalta o sacerdote: “Mas é importante atentarmos que a dignidade individual de cada um é impressa por fatores particulares, por detalhes e não somente pela natureza humana.”

Esta festa foi difusa pelo mundo inteiro, e chega a Roma por volta do seculo XVII, assim ganhou a forca que temos hoje: “Maria deu a luz a Jesus, este lugar e de extrema importância; Ela não deu a Jesus simplesmente a vida, ela preparou o caminho.”

Assista o vídeo: Conheça dois importantes Santuários Marianos em Jerusalém, na Terra Santa

Nossa Senhora é uma figura singular na historia da Salvação, a mais ninguém foi dada essa oportunidade, nem antes, nem durante, nem depois. Jesus se encarnou uma única vez.” Ressalta padre Xavier.

Maria narra os fatos que eram secretos. Conheceram Jesus o profeta, mas é Maria quem narra como se deu o seu nascimento no Evangelho de São Lucas, porem tudo isso apos sua ascensão ao Céu: “Maria guardava tudo no coração. As pessoas acreditavam em Jesus por Jesus e não porque Maria fazia propaganda Dele, não foi feito um marketing na pessoa de Cristo. Não foi isso que sua mãe fez.”

Maria era uma mulher de intimidade com o Pai, uma mulher de profunda oração: “Nossa confiança em Deus não esta baseada na quantidade de respostas que temos, mas na certeza de que Ele nos respondera , a certeza de que Deus nos mostrara o que e necessário.”

A Virgem e modelo para nos cristãos e nos indica um caminho a seguir, nos aponta o sacerdote: “As duvidas não a impediram de seguir em frente. Hoje em dia as pessoas mudam de ideia quando pensam que não encontraram respostas para tudo, ai começam a achar que aquilo não e valido e que é preciso mudar o percurso. A resposta que eu estou procurando existe e tenho que caminhar de encontro a ela. Olhemos para Maria, o principal para ela, era estar sempre agindo, não se deixava derrotar pelo que não era capaz de compreender.”

Santo é o Pai, que quis que em ti e por ti se cumprisse o mistério que predeterminara antes de todos os séculos. Tu és a única esperança de alegria, a protetora da vida e, junto de teu Filho, a reconciliadora e firme garantia da salvação.” São João Damasceno

Comments

comments