É preciso ser amigo do Carisma e da história da Canção Nova

1º Encontro dos grupos de Amigos da Canção Nova

O fundador da Comunidade Canção Nova, Monsenhor Jonas Abib, esteve em Lavrinhas, SP, neste sábado para presidir a santa missa e acolher os mais de 150 representantes dos 10 grupos de amigos da Canção Nova, espalhados por todo o país. Eles participam do 1º Retiro dos Grupos de Amigos da Canção Nova. “Os amigos são como que os nossos braços estendidos. Eles vão onde não podemos ir”, afirmou.

O evento é o sinal concreto de que o Carisma Canção Nova tem alargado fronteiras e atingido lugares onde sequer existe frente de missão da Canção Nova, como é o caso desses grupos, que promovem diversas atividades em nome da Canção Nova,  oficialmente reconhecidos e acompanhados por ela.

Padre Fabrício Andrade, em sua homilia, disse que os amigos precisam ser amigos não somente dos membros, mas do Carisma e da história da Canção Nova, uma amizade livre e sadia, que passa pela amizade com a Palavra de Deus.

Diácono Nelsinho Corrêa, com o seu perfil de contador de casos, pregou de forma descontraída aos amigos, disse que eles são como que uma “tiririca, que nasce onde não se espera, em meio a pedras e sem a ajuda de ninguém, como uma criança que já nasceu de dente e andando”, brincou para falar dessa forma inesperada e espontânea com que surgem esses pequenos núcleos.

A cofundadora da Canção Nova, Luzia Santiago, falou dos primeiros amigos que a Comunidade teve ao longo de sua história e ressaltou a importância deles para o cumprimento da missão. O encontro foi encerrado com a missa presidida por Padre Paulinho, já considerado o “padre dos grupos de amigos”, pelas visitas constantes que tem feito aos grupos, em vários estados.

Grupo de amigos Canção Nova
Encontro histórico

Esta é a primeira vez que a Canção Nova reúne os líderes dessas equipes para formação, integração e norteamento de futuras ações. A intenção era propiciar um ambiente favorável para que a diretoria da instituição os orientasse e os conduzisse nas ações que realizam em nome da instituição, já que esses grupos, embora distantes da sede em Cachoeira Paulista, atuam como pequenas células de evangelização.

Cada grupo apresentou um vídeo de 10 minutos mostrando as iniciativas que têm desenvolvido em suas respectivas cidades. O encontro também foi um momento de integração, partilha de iniciativas e convivência fraterna.

“São pessoas que, contagiadas pelo carisma Canção Nova, levam a mesma graça para sua região”, explica a coordenadora dos Grupos de Amigos Canção Nova, Eliana Maria.  Ela conta que os grupos começaram em 2007, reunindo amigos e vocacionados em cidades onde há casa de missão da Canção Nova. Mas a iniciativa se espalhou e, assim como Monsenhor desejava, os grupos passaram também a ser criados em cidades e estados onde os membros da Comunidade não estão.

Esse contágio do Carisma pelo Brasil e pelo mundo já era algo previsto pelo fundador da instituição. “O carisma Canção Nova é como uma pedra lançada no rio, ninguém sabe onde as ondas vão chegar”, já dizia Monsenhor Jonas. Tanto que já começam a surgir grupos como esses no exterior.

Atuação dos Grupos de Amigos Canção Nova:

O Grupo de Amigos atua em seus respectivos estados em comunhão com o Bispo Diocesano local, por meio de padres que lhes ajudam com direção espiritual e em sintonia com as direções da Canção Nova em Cachoeira Paulista (SP), através da Assessoria de Imprensa e Comunicação.

Já os grupos das cidades onde existem frentes de missão da Canção Nova estão ligados à equipe vocacional da missão. Entre as atividades de evangelização que realizam em suas cidades, destacam-se eventos como: retiros, kairós, missas, shows, além de ser suporte da Canção Nova junto à população distante da sede ou das casas de missão.

Os grupos ajudam no desenvolvimento e manutenção dos projetos e iniciativas da Fundação João Paulo II, como rádio, livraria, bazar, clube da evangelização e promovem peregrinações à Cachoeira Paulista.

As cidades onde estão presentes são: Bauru/SP, Belém/PA, Florianópolis/SC, Londrina/PR, Manaus/AM, Nova Esperança/PR, Pindamonhangaba/SP, Salvador/BA, Vacaria/RS e Vitória/ES.

Por Thaysi Santos
Assessoria de Imprensa

Comments

comments