Meios de comunicação são instrumentos potentes para encontro com Jesus, diz bispo

“Os meios de comunicação são instrumentos potentes para o encontro pessoal com Jesus”, destacou o secretário-geral da Conferência Episcopal dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Dimas Lara Barbosa na homilia da missa de encerramento do IV Encontro de Jornalistas Católicos organizado pela CNBB neste domingo, 27, em Brasília.

O comunicador deve “ir ao encontro do outro sem distinção de pessoas. Nosso desafio é anunciar um mundo novo anunciado por Jesus. É n’Ele que se renova a história”, acrescentou o secretário-geral.

“Exortação [apostólica pós-sinodal] Evangelii Nuntiandi, de Paulo VI, deveria ser o livro de cabeceira de qualquer evangelizador”, orientou Dom Dimas em conversa com jornalistas.

Os participantes debateram temas relevantes para a ação evangelizadora da Igreja Católica como Jornalismo Institucional e Media Training.

No sábado, 26, profissionais como o Professor da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC – Minas) Mozahir Salomão, e o jornalista da TV Senado, Ronaldo Martins, deram dicas sobre estratégias e qualificação de porta-vozes na Igreja.

“Transparência é a melhor postura”, indicou Ronaldo Martins. Porém, “toda entrevista representa um certo embate. De antemão, o jornalista quer transformar a entrevista em produto vendável, atraente!”, alertou o jornalista.

Outros temas como Comunicação Institucional e Gerência de Crises foram abordados por profissionais como a jornalista da Globo News, Cristiana Lobo. Ela ressaltou a importância do comunicador ter uma linguagem simples. “Se não falar a linguagem do povo e não pensar como os outros entendem, não adianta ter muitos meios de comunicação”, salientou.

Já o Professor da Universidade Católica de Brasília (UCB), João Curvello sugeriu aos Assessores de Imprensa que produzam pautas baseadas em “valores que orientam a sociedade. Esses valores sim, podem e devem ser trabalhados [por jornalistas]”.

O encontro iniciado na sexta-feira, 25, reuniu 54 jornalistas católicos de todo o Brasil que atuam em Assessoria de Imprensa de dioceses, organismos e regionais da CNBB e terminou neste domingo, 27.

Rodrigo Luiz/ Brasília (DF)

Comments

comments