Mercado de trabalho busca profissionais qualificados

Aproveitando que, na próxima terça-feira, 1º de maio, é o Dia do Trabalhador, o Podcast da Redação entrevistou a psicóloga Elaine Ribeiro sobre o mercado de trabalho e a importância de se qualificar profissionalmente.

Hoje, podemos dizer que o bom profissional é aquele que sempre está em busca de novos desafios e atento às solicitações das empresas.

“O mercado passa por mudanças constantes, então, é importante que o profissional consiga se aperfeiçoar não apenas naquilo que ele faz, mas também na sua especialidade de trabalho, nos conhecimentos gerais em tecnologia, no seu autoconhecimento e no relacionamento em equipe, porque tudo isso faz muita diferença para o profissional de hoje”, explicou Elaine.

Segundo a psicóloga, é importante que a pessoa tenha uma boa formação profissional. Independente da graduação do trabalhador – se é ensino superior, tecnólogo ou técnico –  há muitas oportunidades de ser feliz profissionalmente nas mais diversas áreas. Além da formação e de um currículo organizado, é preciso que ela, ao longo de sua carreira, faça seu networking, ou seja, a sua rede de relacionamentos.

De acordo com Elaine, as empresas estão procurando pessoas qualificadas, mas, hoje, há também um grande número de empresas que preparam o seu profissional, abrindo cursos e treinamentos.

“Penso que formar o colaborador é algo importante, no entanto, essa qualificação não deve ser de responsabilidade apenas da empresa, mas compartilhada com o funcionário, porque há, sim, a necessidade da empresa em determinados conhecimentos, porém a carreira é do profissional. Muitas vezes, eles esperam que o empregador os forme, e, assim, não vão atrás dessa formação”, enfatiza a psicóloga.

Para se tornar um bom profissional é preciso investimento, pois sua carreira depende exclusivamente da sua vontade e da sua busca por melhores oportunidades no mercado de trabalho.

“Você é o maior responsável e o maior patrocinador da sua vida profissional”, incentivou Elaine Ribeiro.

Ouça, na íntegra, o Podcast da Redação com a psicóloga Elaine Ribeiro.

*Networking é a união dos termos em inglês “net”, que significa “rede”; e “working”, que é “trabalhando”. O termo, em sua forma resumida, significa que quanto maior for a rede de contatos de uma pessoa, maior será a possibilidade dela conseguir uma boa colocação profissional.

Comments

comments