Relembre fatos marcantes da cobertura do falecimento de padre Léo
Letícia Barbosa
Da Redação
Nesses 20 anos presente na internet, a comunidade Canção Nova utiliza-se deste meio para propagar a evangelização, uma vez que o ambiente digital não possui barreiras ou fronteiras para alcançar as pessoas.
Nas duas décadas, muitos foram os assuntos abordados. Para relembrar os mais marcantes, a equipe do Portal Canção Nova selecionou alguns temas que serão abordados a cada semana até a comemoração dos 20 anos, celebrada no dia 25 de novembro.
Um dos momentos de destaque nas coberturas realizadas, foi a morte de padre Léo que no ano de 2007 estava com a saúde debilitada devido a um câncer.
Nesse episódio, uma das colaboradoras da Fundação João Paulo II era Michelle que cuidava de um canal de entrevista, atualmente desativado. Ela recorda que fez uma entrevista dias após ele ter saído do hospital. O padre estava em São Paulo, na Editora Canção Nova, para resolver assuntos relacionados à publicação de seus livros, os quais ele escreveu na fase em que estava internado.
Sobre a conversa, ela lembra que se falaram rapidamente por telefone e que o sacerdote já demonstrava sinais de que não estava muito bem.
“A voz dele estava bem debilitada, bem fraca e ele tossia bastante enquanto falava, por isso não pude prolongar muito a entrevista. Apesar da saúde já bem delicada, ele me atendeu prontamente e foi muito simpático. Realmente, não me lembro do conteúdo da entrevista, mas acredito que tenha sido sobre os livros”, destacou a entrevistada.
O sacerdote faleceu no dia 4 de janeiro de 2007, por volta das 20h. O falecimento foi reportado às pessoas na manhã do dia 5 de janeiro às 9h49 por padre Cleidimar Moreira. O corpo do padre Léo foi velado no Rincão do Meu Senhor, na Comunidade Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP).
.: Relembre as principais pregações de padre Léo
.: Canção Nova lança biografia de padre Léo
Segundo Michelle, a notícia já era esperada devido ao delicado estado de saúde em que ele se encontrava.
“Não só eu, mas todos nós recebemos a notícia com pesar. Padre Léo era uma pessoa muito querida. Tive a oportunidade de conversar com ele apenas duas vezes e todas elas por telefone”, contou Michelle.
Depois de receber a notícia, foi preciso reportá-la às pessoas. Naquela época, a equipe de produção do Portal era pequena e diante desse acontecimento os trabalhos cotidianos foram parados dando lugar à cobertura do falecimento do saudoso padre Léo.
“Tínhamos de dar a notícia da morte, informar horário e local do velório e enterro. Entrevistar os fundadores, alguns membros da comunidade de quem o padre era próximo, entrevistar também autoridades, alguns padres, bispos e outros religiosos que passaram por aqui; além dos membros da comunidade Bethânia. E todas essas informações tinham de estar disponíveis na página do cancaonova.com”, explicou a entrevistada.
Michelle relata que a procura das pessoas era tão grande que havia dificuldade para acessar a área administrativa do site para publicar as informações na web.
“Havíamos, algumas semanas antes, preparado uma página especial com informações sobre o padre Léo com biografia, pregações, áudios, fotos… Mas, no dia do falecimento, não dava para abrir a página e postar conteúdo. A procura por informações sobre a morte dele era tão grande, que as pessoas ligavam e diziam que não conseguiam acessar nosso conteúdo; do outro lado, nós também não conseguíamos postar nada novo, não dava para atualizar a página. Tudo estava travado, totalmente congestionado. Nunca vi nada parecido acontecer”, ressalta Michelle.
Mesmo diante da tristeza por causa da morte de padre Léo, Michelle guarda lembranças positivas como a união e o trabalho em equipe dos produtores de conteúdo.
“Apesar de sermos bem poucos e de trabalharmos num espaço bem reduzido, ninguém parou, todos se dedicaram integralmente à cobertura, um ajudando o outro e todos fazendo tudo o que precisava. Até quem nunca havia tirado fotos se dispôs a ajudar. Na redação, apesar de toda correria do trabalho, havia silêncio, uma tristeza em cada um”, encerra a colaboradora.
Relembre as notícias da época:
.:Falece nosso querido Padre Léo
.:Canção Nova informa o falecimento de padre Léo