Veja como aconteceu a cobertura da morte de João Paulo II realizada pelo Portal Canção Nova
Letícia Barbosa
Da Redação
A Canção Nova está presente na internet, com seu conteúdo de evangelização, há 20 anos. Diversos foram os assuntos propagados na rede mundial de computadores. Entre eles, alguns são merecedores de destaque ao contribuir com a formação humana prestando auxílio à Igreja Católica por meio do anúncio do Evangelho no ambiente digital.
Assista a um vídeo especial sobre a morte de João Paulo II e relembre esse acontecimento:
Para relembrar as coberturas mais marcantes realizadas pelo Portal Canção Nova nesses 20 anos de história, nossa equipe conversou com o jornalista Maurício Rebouças que em 2005 trabalhava como gerente de conteúdo no website da Canção Nova.
O entrevistado lembra que, na época, os boletins oficiais emitidos pelo vaticano eram utilizados como fonte de informação para a produção de matérias. A equipe do website era composta por cerca de dez pessoas que coletavam os fatos por meio dos enviados especiais que estavam em Roma, na Itália, replicando também as notícias veiculadas pela TV Canção Nova.
“Nós demos o passo a passo de todos os fatos. Com um site especial sobre a vida dele, com transmissão ao vivo pela Internet dos sinais da TV e rádio Canção Nova e com textos, fotos e artigos”, frisou o jornalista.
Apesar da internet ser um meio que exige instantaneidade, o Portal Canção Nova sempre teve cuidados com as informações veiculadas, frisando a qualidade e credibilidade. Maurício explicou que todas as informações eram verificadas.
“Tudo deveria ser checado e exato. Essa era nossa maior preocupação. Mais ainda que a instantaneidade. Tínhamos uma credibilidade a zelar”, frisou o entrevistado.
Cada cobertura realizada possui situações marcantes que a torna única. Para Rebouças, a confiança do público ao ter a Canção Nova como referência de um veículo coerente e honesto, comprovada pela grande quantidade de acessos, foi algo gratificante.
“É muito marcante na lembrança os picos de acessos no portal toda vez que saía alguma informação sobre o Papa na mídia em geral. Tínhamos recorde de acessos porque muitas pessoas queriam confirmar com a gente o que ouviam nos outros meios. O portal comumente travava nesses momentos”, relembrou o jornalista.
Rebouças ainda salientou que a manchete dada pelo Portal Canção Nova não enfatizou a morte, mas o retorno a Deus, caminho este, feito por todos aqueles que lutam pela santidade, já que para a Igreja Católica, a morte é uma passagem para a vida eterna junto ao Pai.
“Nossa manchete não foi “João Paulo II morreu”. Foi “João Paulo II volta à casa do Pai”. Isso deu uma abordagem totalmente esperançosa a um fato triste. Que não deixou de ser triste, mas tinha esperança também”, finalizou Maurício.
.: Frases de São João Paulo II
.: João paulo II, o homem do terceiro millenium
.: Morte e Funeral JPII – reação da humanidade
.: João Paulo II, um papa à serviço da paz
.: JPII – um homem consagrado a Virgem Maria