Não sejamos indiferentes à situação do Egito

Por Cris Henrique
Missionária na Terra Santa

Nós, missionários da Comunidade Canção Nova na Terra Santa, ao vermos as notícias sobre a situação do Egito entramos em contato com o Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Tual, e o religioso da congregação Nossa Senhora de Sion, Elio Passeto, para agendamos uma entrevista. A nossa missão é procurar entender e levar até você uma visão da Igreja sobre o que está a acontecendo no país egípcio.

O Patriarca Latino de Jerusalém, Dom Fouad Tual, conversou conosco sobre este assunto: “Somos um corpo cristão que sofre, vive e trabalha dentro dos países do Oriente Médio. A cada ano, em cada tempo, os países aqui sofrem algum tipo de guerra, de dor e de conflito como no Iraque e na Síria. Seguimos toda a situação do Egito com muita preocupação. Unidos à minoria cristã do Oriente Médio, podemos dizer que somos um corpo, somos unidos entre nós”, detalhou o patriarca.

É importante ressaltar que a maioria cristã presente no Egito é de coptas [cristãos egípcios], os quais representam 10% da população. Eles sempre foram minoria, mas uma minoria importante, inclusive no Governo.

Imagem: Elio Passeto Crédito: Cris Henrique

Quando falamos do Oriente, é preciso ter uma outra chave de leitura, bem diferente do Ocidente. Elio Passeto talvez nos ajude a entender melhor: “Há dois anos, o Egito está tendo uma movimentação social, portanto, isso não é novo e também não está perto de chegar a uma solução. Na situação atual, eles têm uma posição de minoria ainda maior com relação a todo movimento que está acontecendo no país, por isso sofrem tanto”, acentuou Elio Passeto.

Num contexto complexo, é difícil dizer se o fim de todo este conflito se aproxima; já são mais de 40 igrejas destruídas e queimadas; o volume de mortos causa, a cada dia, mais impacto na comunidade internacional. Acostumar-me? Impossível!

Dom Fouad Tual deixa a nós um apelo: “Não gostaria que os brasileiros fossem indiferentes diante de tanto massacre, de tanta perseguição de cristãos. Precisamos de mais interesse internacional, precisamos que a Igreja faça aquilo que é possível pelos que estão sofrendo aqui”, pediu o patriarca.

Seguindo um dos apelos de Dom Fouad, façamos uma prece pela paz em todo o Oriente Médio.

:. Leia o relato da missionária Cris Henrique que está em missão na Terra Santa.

Comments

comments