Nas proximidades do Natal celebramos a Solenidade da Imaculada Conceição

Neste domingo, 8 de dezembro, a Igreja celebra a Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, por isso hoje rezemos e peçamos a intercessão da Rainha de todos os Santos de modo especial.

Imaculada Coceição

Nesta mesma data, no ano de 1854, o Papa Pio IX declarou o Dogma de Fé da Imaculada Conceição. Professor Felipe Aquino explica que, com essa atitude, esse Pontífice definiu como verdade de fé o fato de Maria ser concebida sem a mancha do pecado original por ter sido a escolhida para ser a Mãe do Filho de Deus.

Ouça, na íntegra, a reflexão do apresentador da “Escola da Fé” sobre essa solenidade:

“Maria não poderia ter pecado nenhum, porque a Mãe de Deus não pode ter pecado. Santo Agostinho dizia: ‘Seria uma ofensa tremenda ao Filho, que é Deus, se a Mãe fosse contaminada pelo pecado e escrava do demônio’. Por isso o Senhor a preservou do pecado original pelos méritos da morte do seu Filho, na cruz, que ainda iria acontecer. O dogma que o Papa proclamou diz exatamente que Deus aplicou a Virgem Maria a graça da salvação, que seu Filho conquistara na cruz. Assim podemos dizer que a Santíssima Virgem foi a primeira a ser salva por Jesus Cristo”, explicou o professor.

A Solenidade da Imaculada Conceição é próxima ao Natal, no qual celebramos o nascimento do seu Filho, Jesus Cristo, nos apontando que Deus preparou a Virgem Maria desde o início para ser um exemplo a todos nós.

“Olhamos para o presépio e vemos ao lado de Jesus Menino duas figuras extraordinárias: São José, o castíssimo esposo da Virgem Maria, como diz a Igreja, e a Virgem Maria, toda pura, santa e imaculada. A Igreja deseja que, ao olharmos para o Menino que nasce, percebamos que Deus preparou a Sua Mãe e Seu pai como santos, dignos e justos, porque o Filho de Deus não poderia vir ao mundo por qualquer caminho, mas sim pelo da santidade”, destacou Aquino.

A Igreja recomenda que rezemos o “Ofício da Imaculada Conceição”, oração de grande louvor a Santíssima Virgem Maria. Por esse motivo, quando pedir o auxílio de Nossa Senhora, reze com muita devoção essa poderosa oração.

Leia mais:

.: A Imaculada Conceição – ‘A santidade do Filho é causa da santificação antecipada da Mãe’

.: Dogma da Imaculada Conceição

.: Imaculada Conceição de Maria: o que significa?

.: Ó Virgem, pela tua bênção é abençoada a criança inteira!

 

 

Comments

comments