Hoje, comemoramos o Dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina!

Esta devoção teve início num sábado, no ano de 1531, quando a Virgem Maria apareceu a um indígena recém-convertido que caminhava em um vilarejo rumo à cidade do México, a fim de participar da catequese, logo após a Santa Missa.

Durante este percurso, Nossa Senhora apareceu para o jovem chamado Juan Diego e faz-lhe um pedido: “Vá até o bispo e peça a ele que, neste lugar, seja construído um santuário para honra de Deus”. O jovem a obedeceu e foi até o bispo, o qual, por prudência, pediu-lhe um sinal.

Nossa Senhora disse ao indígena: “Filho querido, essas rosas são o sinal que você vai levar ao bispo. Diga-lhe, em meu nome, que, nessas rosas, ele verá minha vontade e a cumprirá. Você é meu embaixador e merece a minha confiança. Quando chegar diante dele, desdobre a sua “tilma” (manto) e mostre-lhe o que carrega, porém, só em sua presença. Diga-lhe tudo o que viu e ouviu, nada omita.

Juan Diego obedeceu e, ao se apresentar diante do bispo, fez como Nossa Senhora havia lhe pedido. Para a grande surpresa de todos, eles não viram somente as rosas, mas o milagre da imagem de Nossa Senhora de Guadalupe estampada, milagrosamente, no humilde mando do indígena.

Aparição de Nossa Senhora de Guadalupe

No ano de 1754, o Papa Bento XIV declarou: “Nela, tudo é milagroso: uma imagem que provém de flores colhidas num terreno totalmente estéril, no qual só podem crescer espinheiros. Uma imagem estampada numa tela tão rala que, através dela, se pode enxergar o povo e a nave da Igreja. Deus não agiu assim com nenhuma outra nação”. Em 1875, no Pontificado de Leão XII, Nossa Senhora de Guadalupe foi declarada “Padroeira de toda a América” pelo Papa Pio XII no dia 12 de outubro de 1945.

A veneração à Virgem de Guadalupe, solícita ao prestar auxílio e proteção em todas as tribulações, desperta no povo grande confiança filial; constitui, além disso, um estímulo à prática da caridade cristã ao demonstrar a predileção de Maria pelos humildes e necessitados, bem como sua disposição em assistí-los.

Vamos rezar, juntos, a Oração à Nossa Senhora do Guadalupe, feita pelo Beato João Paulo II –  México, janeiro de 1979:

“Oh, Virgem Imaculada, Mãe do verdadeiro Deus e Mãe da Igreja! Tu, que desse lugar manifestas tua clemência e tua compaixão a todos que solicitam teu amparo, escuta a oração que, com filial confiança, te dirigimos e a apresente a teu Filho Jesus, nosso único Redentor.

Mãe de Misericórdia, Mestra do sacrifício escondido e silencioso, a ti, que vens ao encontro de nós pecadores, te consagramos, neste dia, todo nosso ser e todo nosso amor. Consagramos-te também nossa vida, nossos trabalhos, nossas alegrias, nossas enfermidades e nossas dores. Concede a paz, a justiça e a prosperidade a nossos povos. Tudo o que temos e somos colocamos sob teus cuidados, Senhora e Mãe nossa.

Queremos ser totalmente teus e percorrer contigo o caminho de plena fidelidade a Jesus Cristo em Tua Igreja. Não nos solte de Tua mão amorosa.

Virgem de Guadalupe, Mãe das Américas, pedimos-te por todos os bispos, para que conduzam os fiéis por caminhos de intensa vida cristã, de amor e de humilde serviço a Deus e às almas. Contempla esta imensa messe e intercede para que o Senhor infunda fome de santidade em todo o Povo de Deus e envie abundantes vocações sacerdotais e religiosas, fortes na fé e zelosos dispensadoras dos mistérios de Deus. Concede aos nossos lares a graça de amar e respeitar a vida que começa, com o mesmo amor com que concebeste em teu seio a vida do Filho de Deus. Virgem Santa Maria, Mãe do Formoso Amor, protege nossas famílias para que estejam sempre muito unidas, e abençoe a educação de nossos filhos. Esperança nossa, lança-nos um olhar compassivo ensina-nos a procurar, continuamente, a Jesus e, se cairmos, ajuda-nos a levantar, a nos voltarmos a Ele mediante a confissão de nossas culpas e pecados no sacramento da penitência, a qual traz serenidade à nossa alma.

Nós te suplicamos para que nos concedas um grande amor a todos os santos sacramentos, que são as pegadas de teu Filho na terra. Assim, Mãe Santíssima, com a paz de Deus na consciência, com nossos corações livres do mal e do ódio poderemos levar a todos a verdadeira alegria e a verdadeira paz, que vem de teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, que com Deus Pai e com o Espírito Santo vive e reina pelos séculos dos séculos. Amém.”

Nossa Senhora de Guadalupe, rogai por nós!

Confira o vídeo:

6 Comentários

  1. Mauricio Joffre da Silva

    Quero pedir aqui neste dia, que rezem por mim, e por todos aqueles que necessitam das graças de Deus. Que a Mãe de Guadalupe sempre esteja aqui comigo no meu trabalho, que tudo aqui seja reconhecido com justiça. Que o Natal que está chegando, Maria traga seu filho nos braços para dentro de nossos lares e aqui no meu setor de trabalho. Amém!

  2. ADRIANA MACAGNAN

    OBRIGADO DEUS POR NOS TER CONCEDIDO MARIA COMO NOSSA MAE,E HOJE EM ESPECIAL NOSSA SENHORA DE GUADALUPE,OBRIGADO POR TUA PODEROSA INTERCEÇAO E PROTEÇAO CONTINUA.MUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUITO OBRIGADO MAAAAAAAAAAAAAAAAEEEEEEEEEEEEEEEEEEE.

  3. Ana maria melo noger

    Como,louvamos,adoramos,exaltamos,a vós Trindade santa!
    Reconhecimento,sempre devemos ao Pai criador,!
    A jesus que nos resgatou,remiu,salvou,fazendo a cada dia esse mesmo gesto por amor a toda a humanidade!
    Espírito santo ,força do alto,ruah!
    Nos convence do pecado ,mostra-nos jesus,santifica-nos,elo,amor,graça perdão,compaixão do Pai e Filho,nos unge,consagra,batiza,nos envolve,em sua brisa!
    Mãe hoje,com o título de guadalupe,grata pelo seu fiat!
    Todas as gerações,háo de,chamá-la de bendita pois o mundo mascara,essa verdade,impedindo,suas mensagens,apelos urgentes,,`conversão,mudança de comportamento de vida,buscando a graça divina ,desviando dos atalhos do encardido!
    Mostra,mãe,que quem confia em ti,jamais um filho seu foi desiludido!
    Abençoa-nos,em nome do pai ,do filho e do seu esposo o Espírito santo ,amém

  4. Manoel Damasceno V. Filho

    Amei ter a canção nova em meu face,o trabalho de voces são maravilhoso. Gostaria de que na canção Nova tivese a sesão cinema, filmes bíblicos, filmes dos Santos e santas do mundo inteiro. Que Nossa Senhora de Guadalupe abençoe hoje e sempre a todos vocês que compoem a canção nova, muito obrigado. Feliz Natal.

  5. MARIA JOSÉ DOS SANTOS

    só agradecer a JESUS pela beleza de Mãe que ele nos deu, e nós católicos somos privilegiados por tudo que nos acontecer através das bençãos derramadas amém.

  6. Joaquim Jose da Conceição

    No ano de 2012 recebíeis uma graça por intemėdia de Nossa Senhora de Guadalupe, Gosto de falar da História dela , E me sinto confortado em minhas misérias quando ela diz na aparição de 1531 que somos seus filhos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com