O significado e a beleza do ser pai

‘Tenho vários presentes enviados por Deus, que são os meus filhos’, disse Carlos.

O mês de agosto para a Igreja é conhecido como o mês das vocações, no qual, a cada semana, os cristãos são convidados a refletir sobre o chamado de Deus em sua vida, descobrindo o seu papel e o seu compromisso com a Igreja e a sociedade. Além de ser mês das vocações, no segundo domingo de agosto é comemorado o Dia do Pais, ou seja, são aqueles homens que responderam ao chamado do Senhor para a vocação matrimonial.

Ser pai é transmitir a vida e o amor pleno a outra pessoa, porque é pelo seu exemplo, pelo seu carinho e pela sua dedicação que o caráter da criança é formado.

Segundo Carlos Alberto Belussi, pai de 4 filhos, a vocação à paternidade é um dom de Deus, por isso é preciso zelar com carinho por este relacionamento entre pai e filho.

“Realmente, eu posso dizer que é uma vocação e que toda vocação vem de Deus, assim é algo que o Senhor nos capacita e nos presenteia. Posso dizer que tenho vários presentes enviados por Deus, que são os meus filhos”, disse Carlos.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação ‘Dia dos Pais’:

Com filhos com idades diferentes, Belussi acredita que é importante como pai saber conversar com cada um deles, e o principal, dedicar um tempo exclusivo para realizar atividades de lazer em família.

Segundo a psicóloga Elaine Ribeiro dos Santos, as brincadeiras entre pais e filhos contribuem com a socialização da criança em estabelecer vínculos com outras pessoas.

“A presença nas brincadeiras, no acompanhamento das tarefas da escola, as conversas em família são extremamente importantes em todas as fases de vida e em suas particularidades”, ressaltou a psicóloga.

Carlos, como muitos outros pais que passam grande parte do dia trabalhando e chegam em casa no final da tarde, procura reservar algumas horas para dar atenção a cada um dos seus filhos, seja brincando ou conversando. “Busco, neste tempo que tenho disponível, dedicar-me a eles, ou seja, andar de bicicleta, correr, nadar, pescar e soltar pipa. Eu vejo que este tempo não é quantidade, mas sim a qualidade, por isso tenho que aproveitar este momento”, contou.

Para Elaine é preciso que pai e filho tenham um bom relacionamento. Além disso, um ambiente familiar adequado é muito importante para a educação e a transmissão dos valores para a criança. “Ao aprender com seu pai, o filho conseguirá repetir modelos de comportamentos positivos ou negativos, pois tem tanto no pai quanto na mãe, os exemplos mais próximos a serem seguidos. Além de aspectos ligados ao caráter, a presença paterna também pode propiciar um desenvolvimento de segurança e autoestima mais ampliados, segundo pesquisas”, destacou a psicóloga.

Ser pai é uma verdadeira missão de amor!

* Foto: Arquivo Pessoal – Carlos e sua esposa, Evandra, acompanhado por seus filhos.

Leia mais:

:. Pai, um vínculo de amor

:. O dom de ser pai

:. Os são passíveis de erro

:. Ser pai hoje

Comments

comments