Padre Xavier, na Terra Santa, recorda a 'Exaltação à Santa Cruz'

Neste sábado, 14, celebramos a Festa da Exaltação da Santa Cruz, quando os cristãos se recordam  do gesto de Jesus Cristo ao ter doado a Sua vida por nós.

Na Terra Santa, os católicos são convidados a se dirigirem à Basílica do Santo Sepulcro para realizar um momento de adoração, reflexão e poder tocar na pedra que, segunda a tradição, é onde a cruz de Cristo foi levantada.

Segundo o sacerdote da Comunidade Canção Nova, padre Antônio Xavier, que atualmente está em missão na Terra Santa, essa festa é marcada por três momentos importantes: o encontro da Santa Cruz, por parte de Santa Helena; a inauguração da Basílica do Santo Sepulcro, que aconteceu no dia 14 de setembro de 335; e o retorno das relíquias da Santa Cruz para Jerusalém após a derrota dos Persas que haviam levado as relíquias.

Ouça, na íntegra, o podcast da redação sobre a ‘Festa da Exaltação da Santa Cruz’:

O sacerdote conta que a forma como esta data é lembrada, na Terra Santa,  recorda a Sexta-feira Santa, pois os católicos participam de celebrações, procissões e se dirigem à Basílica do Santo Sepulcro.

“Nos primeiros séculos, as celebrações seguiam quase o mesmo ritmo da Sexta-feira da Paixão. Após a Missa, era feita uma procissão até o calvário onde se cantava o Salmo 31; depois, seguia com a leitura da Paixão segundo o Evangelho de João e a exposição da relíquia da Santa Cruz, que permanecia à disposição, ao longo dia, para veneração. Hoje, a celebração ficou mais simplificada. Temos a Missa no calvário celebrada pelo patriarca; durante o dia, algumas procissões e a liturgia das horas são rezadas  no calvário”, explicou padre Xavier.

É revelante que os católicos conheçam a importância e a significação que a cruz tem na nossa história de salvação, porque ela é a demonstração viva do grande amor de Deus por nós. Padre Xavier reforça dizendo que ao refletirmos mais profundamente sobre a cruz conseguiremos entender o amor de Cristo pela humanidade.

“Em sentindo mais profundo, podemos dizer que foi Deus quem escolheu o caminho da cruz para revelar o Seu amor e nos comunicar a vida”, destacou o sacerdote.

A cruz deve ser vista como o símbolo do anúncio do projeto de Deus concretizado na vida de Jesus Cristo.

Assista à homilia do padre Roger Luís no dia da Exaltação:

Veja mais:

:. Oração a Santa Cruz

:. Conheça o significada da ‘Exaltação à Santa Cruz’ para nós cristãos

:. A cruz tornou-se motivo de glória

:. A festa da misericórdia

:. Festa da Exaltação da Santa Cruz na Terra Santa

Comments

comments