Qual a diferença entre o celular e o smartphone?

Celular ou smartphone? Qual é o ideal para minha realidade?

Muitas vezes, imaginamos que precisamos de equipamentos caríssimos para realizar a missão em nossa paróquia, porém, isso é puro engano. Com os dispositivos móveis esta realidade é possível, por este motivo, neste artigo falaremos sobre celular e smartphone.

A proposta é apresentar as características relevantes entre estes dispositivos para que você avalie qual é o aparelho ideal para sua realidade.

Quando menciono celular e smartphone, levo em consideração aparelhos originais e não aqueles “chinglings” chineses que, aparentemente, apresentam todos os tipos de recursos, confundem a todos e nem sempre são confiáveis.

Celular:

Os aparelhos celulares, por mais sofisticados que sejam, têm a função básica de fazer e receber chamadas e, como complemento, muitos oferecem alguns recursos e aplicativos que auxiliam a vida do usuário. Recursos como foto, vídeo, gravação de áudio, jogos e outros aplicativos são disponibilizados na maioria deles.

Smartphone

Além de oferecer todas funções dos celulares mais sofisticados, esse aparelho tem a funcionalidade de um computador, possibilitando fazer praticamente tudo o que você faz neste [computador]. Nele também é possível navegar pela internet por meio de um plano 3G ou por conexão via Wifi, e por planos de dados comuns.

Qual serve para minha realidade?

Celular:

É ideal para quem basicamente utiliza o aparelho apenas para realizar e receber chamadas e não está muito interessado nos demais recursos tecnológicos.

Smartphone:

Para profissionais e usuários que trabalham conectados à internet e que ficam interligados o tempo todo com seus contatos por meio de aplicações web, e que realizam suas tarefas por meio desse aparelho e enviam o conteúdo para terceiros.

OBSERVAÇÃO: Muitos se enganam com aparelhos celulares que oferecem alguns serviços pela internet, como é o caso de algumas operadoras que têm uma promoção de 50 centavos em média por dia para navegação via web, induzindo o usuário a pagar só isso e a acreditar ter acesso a tudo, sem precisar adquirir um smartphone.

Isso é ilusório, pois, o acesso dos telefones móveis é restrito apenas aos aplicativos que estão pré-configurados nos aparelhos, e o usuário não terá acesso a nada além disso; diferentemente do que é oferecido pelos smartphones que permitem a instalação de vários aplicativos, em especial os que vêm com o android instalado.

Paulo Moraes

Analista de Novas Tecnologias – TI Canção Nova

Comments

comments