Qual mídia social atende suas necessidades?

Atualmente, há centenas de mídias sociais com as mais diversas finalidades espalhadas pela internet. Ao contrário do que muitos pensam, mais do que estar presente em todas elas, é preciso saber onde atuar com qualidade e eficácia.

Mídias SociaisPara isso, é preciso identificar a necessidade da instituição antes de criar sua conta em determinado serviço, assim como o público-alvo e a forma que deseja interagir com ele.

Para fazer essa identificação com eficácia, é preciso responder, primeiramente, três perguntas: “Quem eu quero atingir?”, “Como eu quero atingi-los?” e “O que eu espero alcançar?”. Tendo posse dessas respostas, você terá cumprido a primeira etapa para iniciar uma campanha de Marketing de Mídias Sociais.

O passo seguinte é conhecer as redes sociais e saber quais as suas finalidades. Só assim será possível traçar um plano de ação baseado em um ou mais recursos de interação.

Para que toda a teoria apresentada fique mais clara, vamos pegar como exemplo uma paróquia que deseja divulgar seus trabalhos voltados para os jovens da comunidade.

Podemos ver que a primeira pergunta já foi respondida no próprio problema: o público-alvo é o jovem, geralmente na faixa etária de 15 a 25 anos. Para a segunda pergunta, podemos verificar quais as formas usadas para a divulgação, ou seja, áudio, imagem ou vídeo. Isso precisa estar bem claro para a equipe, pois ela deve estar qualificada para o trabalho e os equipamentos devem estar à sua disposição.

Hoje, com a baixa no preço dos eletrônicos, é possível trabalhar ações multimídias utilizando apenas um equipamento, mesmo que este não tenha qualidade profissional.

Para responder a terceira pergunta, é preciso traçar o objetivo dessa campanha. Nesse caso, o que se espera é divulgar o trabalho para os jovens da comunidade. Um trabalho de divulgação caracteriza uma ação totalmente diferente, pois, geralmente, atinge um público que nem ao menos conhece seu trabalho. Então, é preciso apresentá-lo como se fosse algo novo, mas, ao mesmo tempo, ser objetivo.

Uma ação de marketing em mídias sociais é algo que requer tempo e dedicação, por isso é preciso levar em consideração a possibilidade de ter uma pessoa ou equipe trabalhando nessa área.

A realidade de muitas igrejas no Brasil não permite grandes investimentos, sendo assim, a criatividade será um diferencial essencial em qualquer ação trabalhada. Tendo como exemplo a realidade da paróquia citada acima, seria indicado trabalhar com, no máximo, três mídias distintas, tentando fazer com que uma complemente a outra.

Para essa indicação em específico, o ideal é trabalhar com três mídias sociais:

Twitter – apesar do limite de caracteres, ainda é o canal mais indicado para interação com os usuários que se interessam pelo seu conteúdo. É recomendado para a transmissão de informações curtas, geralmente com links direcionados para um conteúdo mais detalhado ou para uma imagem. Essa ferramenta é muito eficiente para identificar a opinião dos usuários sobre o que é publicado.

Facebook – permite engajamento e interação maior com os usuários, além de ser totalmente personalizável. Ele pode ser utilizado também como repositório de fotos e vídeos, caso a estrutura da paróquia não permita a utilização de mídias específicas.
Dica: É importante ressaltar que para as empresas, instituições e personalidades é necessário a criação de uma “página”, pois o recurso “perfil” é indicado para usuários comuns. Os perfis possuem limitação de apenas 5 mil amigos, já as páginas suportam um número maior de fãs e permitem a utilização de recursos interessantes pelos aplicativos para o Facebook.

Blog – deve ser rico em conteúdo, pois será o lugar para o qual todas as mídias sociais vão convergir. É por meio dele que você vai manter as demais ferramentas. É interessante utilizar, principalmente, o Twitter para redirecionar o conteúdo do seu blog, assim como utilizar o Facebook para divulgar novas postagens que você vai produzir. É recomendável, ao menos nos seis primeiros meses, que as postagens sejam diárias, pois isso contribue para que seu blog ganhe relevância comparado a outros do mesmo segmento.

Portanto, o segredo é saber onde estar, qual conceito de ferramenta utilizar e, principalmente, ter disponibilidade e criatividade para extrair o máximo do que ela pode oferecer. As mídias sociais são uma realidade e devem ser exploradas em prol da evangelização.

Comments

comments