Questionário será fonte de reflexão para o Sínodo Extraordinário de 2014

Dom Beni  Foi enviado às Igrejas particulares do mundo inteiro um questionário intitulado: ‘os desafios pastorais sobre a família no contexto da evangelização’. Por meio dessas perguntas, a Igreja busca compreender e dar uma resposta pastoral à nova realidade das famílias atuais.

Esse conteúdo será foco de estudo na terceira assembleia extraordinária do Sínodo dos Bispos, no Vaticano, em outubro 2014.

O questionário é composto por 38 perguntas, divididas em 9 blocos independentes, para ajudar as paróquias a refletirem e compreenderem o contexto familiar de hoje. As questões abordam temas delicados, desde a pastoral familiar até assuntos como as uniões homossexuais e a educação dos filhos no contexto de situações matrimoniais irregulares.

Ouça a entrevista completa com o bispo emérito da diocese de Lorena (SP), Dom Benedito Beni:

Segundo Dom Beni, esse questionário será enviado para todos os párocos de sua diocese, a fim de que reflitam e respondam junto à sua paróquia; depois, haverá uma reunião entre todas as paróquias da comunidade para unificarem as respostas antes de encaminhá-las para a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

“Todas as dioceses brasileiras enviarão para a CNBB suas respostas. Esta fará um resumo que será enviado para a secretaria do Sínodo dos Bispos, em Roma. Este departamento receberá a contribuição de todas as 113 Conferências Episcopais que existem na Igreja. Com esses dados em mãos, será elaborado o ‘Instrumentum laboris’, ou seja, uma síntese do que será discutido no próximo Sínodo”, esclareceu Dom Beni.

O bispo afirma que essa iniciativa do Papa Francisco contribuirá muito com os estudos do próximo Sínodo, além de direcionar a posição pastoral da Igreja diante das crianças que são adotadas por uniões homossexuais, o que já é permitido em alguns países.

“Serão debatidos temas como o batizado dessas crianças, a catequese e assim por diante. A Igreja sempre se preocupou com a família,  e ninguém se preocupou tanto com ela quanto o Papa João Paulo II, que foi chamado “o Papa das famílias”, criando um sínodo para elas, além da Jornada Mundial das Famílias. O atual Papa está dando procedimento à reflexão de tudo o que foi feito no pontificado de João Paulo II e Bento XVI, enfrentando estes novos desafios que hoje temos em relação à família”, explicou o bispo.

De acordo com o documento preparatório, o Santo Padre estabeleceu que o Sínodo dos Bispos será dividido em duas etapas: a primeira é a Assembleia Geral Extraordinária de 2014, quando os bispos vão estudar o questionário enviado pelas Igrejas particulares, recolher testemunhos e propostas para anunciar e viver o Evangelho para a família; a segunda fase será a Assembleia Geral Ordinária de 2015. Neste momento, os bispos definirão as linhas de ação para a pastoral da pessoa humana e da família.

Diante da realidade dos matrimônios irregulares e dos filhos que são criados neste contexto, que nunca poderão ver seus pais se aproximarem dos sacramentos, é de suma importância essa reflexão dos bispos sobre o urgente desafio diante da evangelização.

Saiba mais sobre este assunto:

.: Acesse, na íntegra, o documento preparatório

.: Papa envia documento às paróquias para preparar Sínodo da Família

.: Sínodo da família vai discutir sobre casais de segunda união

.: Sínodo de 2014 revela cuidado da Igreja com a família

.: XIII Assembleia Geral Ordinária – A nova evangelização para a transmissão da fé cristã – Vaticano 2012

 

 

 

 

Comments

comments