RIIAL integra a comunicação da Igreja com a ajuda da tecnologia

A RIIAL (Rede de Informática da Igreja na América Latina) é um projeto que tem por objetivo gerar informatização e cultura no que diz respeito ao uso das novas tecnologias na missão da Igreja Católica na América Latina. A ideia surgiu em 1987, envolvendo o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais e o Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM).

RIIAL

Entre os principais intuitos do projeto está a integração das novas tecnologias com os setores de comunicação e missão da Igreja, como a formação de agentes pastorais para que estes trabalhem de acordo com a realidade digital do local, propiciando o surgimento de redes de comunicação entre as iniciativas eclesiais, além de impulsionar a inclusão digital.

O lema da RIIAL é: “Chegar até os últimos, os mais desprovidos e necessitados”, reduzindo, assim, a brecha digital que existe entre a população mundial. Por esse motivo, os serviços oferecidos por ela não se encontram somente on-line, mas também podem ser adquiridos em CD.

Um dos principais esforços do projeto é levar, de forma personalizada, as novas tecnologias para as inúmeras regiões, criando, assim, um espaço para colaboração e integração – seja local, regional ou nacional -, entre as mais diversas realidades da Igreja.

Além disso, os membros da RIIAL, preocupando-se com o fator humano e social, adotaram métodos que não colocam a tecnologia como centro de tudo, pois fazem com que as pessoas e suas comunidades sejam as maiores beneficiadas.

RIIBRA

No Brasil, a RIIBRA (Rede de Informática da Igreja no Brasil) atua em parceria com o RIIAL e tem como proposta capacitar sacerdotes e demais comunicadores da Igreja na utilização das novas tecnologias em prol da evangelização.

“Vamos nos unir aos agentes da Pastoral da Comunicação (PASCOM) de cada diocese. Teremos formação concreta sobre as novas tecnologias para promover a conhecimento sobre a rede interna de colaboração e ajudá-los a perceber a importância dela; por exemplo, a comunicação entre as paróquias permitirá que elas se aproximem e se ajudem com mais facilidade”, explicou padre Clóvis Andrade, missionário da Canção Nova e responsável pelo projeto RIIBRA.

Comments

comments