São Jorge, o santo guerreiro

São Jorge, santo católico comemorado no dia 23 de abril, é padroeiro de Portugal, Inglaterra e Catalunha. É padroeiro de todos os soldados, escudeiros e todos aqueles ligados às ordens militares.

O podcast da redação, dessa semana, vai falar sobre esse santo.

Ouça:


Quem é São Jorge?

São JorgeSão Jorge, do século V d.C., é um santo militar, porque era romano. Diante da perseguição do império romano Diocleciano aos cristãos, Jorge não suportou ver tantos martírios; e a população que estava sendo martirizada não negava Jesus Cristo.

O soldado Jorge, olhando para a questão do martírio e vendo-se diante da morte dos cristãos, decidiu ser cristão e aceitou a Jesus Cristo. São Jorge foi martirizado na Palestina, em 303, e decapitado. A partir da morte de São Jorge, muitos cristãos começaram a ser devotos dele.


Por que, no Brasil, São Jorge é associado a outras crenças?

Porque, como ele é um santo guerreiro, atribui-se a São Jorge a vitória na luta contra um dragão. Porém, é preciso ficar claro que o dragão simboliza as paixões mudanas e também o próprio satanás.

Qual a relação de São Jorge com o dragão?

Muitos diziam que São Jorge, por ser um guerreiro, iria vencer o mal e libertar as pessoas do demônio, ou seja, o do dragão. Essa luta do santo com o dragão simbolizava que Jorge podia ser invocado como intercessor para vencer o inimigo, aquele que ataca as nossas paixões, que quer nos levar à perdição.

No Novo Testamento, o Apocalipse ressalta que o dragão perseguiu a mulher [Nossa Senhora] e a Igreja; São Jorge veio combater esse dragão para proclamar o nome de Cristo.

O São Jorge que a Igreja Católica invoca e pede por sua intercessão é aquele que foi martirizado pelo nome de Jesus Cristo.

Não há mal nenhum pedir a interseção de São Jorge, pois ele é santo católico, ele é mártir. Assim como ele deu seu sangue como os outros mártires da Igreja Católica, precisamos também pedir a sua interseção, mas, em primeiro lugar, temos de rezar.

54 Comentários

  1. Patricia motta

    Olá, rezo todo dia para São Jorge, para meu trabalho para que ele me ajude a ter um bom dia e que seja bem quista por todos, rezo também para todos da minha familia que trabalham, ele tem alguma relação.

  2. LOURDES LIMA

    SÃO JORGE E O MEU PROTETOR DE TODAS HORAS,AMO MUITO ELE MIM INSPIRO MUITO NA SUAS GARRAS PARA VENCER TODOS OBISTÁCULOS QUE ACONTECE EM MINHA VIDA…..

  3. maria eleni almeida queiroz

    tenho muita fé em são gorge e perço muito a ele pra que ele entercedapor min junto a o senhor jesuscristo para q ele proteja minha familia minha casa amen

  4. Erenilda santos lima

    olha eu me acho uma pessoa querreira pois tive cancêr de mama fis cirurgia ,e todo tratamento quimeoterápico .sarei hoje estou bem, isso já tem 10 anos graças a DEUS E AOS ANJOS ,E SANTOS ,sou um milagre estou aqui…agradeço a ti JESUS E A NOSSA SENHORA APARECIDA

  5. gosto muito de ver post da cançao nova. quer endereço igreja cançao sao paulo ,q . Deus continue abençoando a todos

  6. Inês de Carvalho Gonçalves Rodrigues

    Foi muito bom ouvir e ler a respeito deste grande Santo eu sempre admirei e rezei pedindo a sua proteção. No mundo de hoje estamos vivendo tantas coisas tristes e difíceis. Este Santo traz para nós católicos muita esperança e força , porque o mal está a solta, e olhando para São Jorge Guerreiro passa esta mensagem de força, coragem e proteção de que tanto precisamos. O exemplo de São Jorge na sua luta contra o mal vencendo este dragão que representa tudo de ruim que precisamos tirar de nós e que podemos através da intercessão de São Jorge o Santo Guerreiro. E precisamos também, ser guerreiro na Oração junto com Jesus e Maria .

  7. Inês de Carvalho Gonçalves Rodrigues

    São Jorge protegei meus filhos

  8. gabriele da silva teixeida

    eu fiquei muito feliz pelo exclarecimento porque tenho um apego muito grande por São Jorge e achava que poderia esta de alguma forma ligada ao espiritismo e fiquei satifeita em saber dessa linda historia obrigada cancão nova mas uma vez esta ligada a minha vida de alguma maneira!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  9. Helena furtado de sousa

    eu agredito e sou devota de Sao Jorge

  10. IZABEL CRISTINA SANTOS NETTO

    EU SEMPRE OUÇO CANÇAO NOVA O TREÇO DA MISERICORDIA AMO VOCES E AS ORAÇOES …TODOS SA MARAVILHOSOS OS HINOS .. EU GOSTO MUITO DA IMAGEM DE SAO JORGE AS ORAÇOES E AGORA ACHEI INTERRESANTE LER SOBRE ELE …..BEIJOS AMO VOCES .

  11. Iolanda Miranda de Miranda

    Julgava que São Jorge fosse um santo lendário e não fosse reconhecido pela Igreja Católica. Conhecia sua história, mas pensava ser apenas um militar do tempo das Cruzadas …

  12. maria dasgraças vilela de vasconcelos

    MUITO PODEROSO SÃO JORGE AQUI EM CASA COMEMORAMOS SEU DIA COMO SE FOSSE ANIVERSARIO ELE, FAZEMOS UMA FESTA ENTRE PARENTES E AMIGOS!!! SALVE SÃO JORGE GUERREIRO E NOSSO PROTETOR!! AMÉM!!

  13. Paulo Renato

    É lamentável essa distorção pois o cavaleiro do cavalo branco de apocalipse é JESUS, e a mulher perseguida é a noiva de Cristo ou seja a igreja.
    Jesus quando foi para o pai nos deixou apenas um intercessor o Espirito Santo.
    Maria, São Jorge, e os demais santos são apenas exemplos de fé e não intercessores.

  14. selma pereira da silva

    AMEI SABER ESSA HISTORIA TIROU MINHAS DUVIDAS,QUE EU TINHA DESDE PEQUENA.

  15. maria angela soares gadelha

    muito bonita a História dele, e sempre bom…esta do lendo estas História tão lindas,……quero lê outras sempre.

  16. Rosa maria oliveira de souza

    Que bom eu tinha cisma com São Jorge pois achava que ele do camdoblé agora entendi pois nen rezava
    por sua intercessão obg por nos esclarecer fiquem com Deus boa noite.

  17. GILMARA SILVA DE JESUS

    eu gostei de saber um pouco do santos ,sou catolica mais ñ acredito em santos.Mais de um tempo pra ca comecei a pedir interceção,gostaria q vcs colocase sobre outros

  18. Valter José

    A paz do senhor a todos.

    Eu fico grato e peço que gritemos hoje para que tudo fique bem claro sobre são Jorge, pois infelizmente aqui em salvador cidade que só tem o nome de (do) salvador, quando se refere á são Jorge tudo é direcionado ao candomblé.
    abraços
    Valter José

  19. angela cristina pereira da silva

    em 2009 meu filho teve um grave acidente de trabalho, com queimadura ele queimou da cintura ate cabeça mais as quemaduras mais grave estava concentrada no pescoço torax de trerceiro gral, ele ficou 23 dias em coma no os hospital joao23 belo horizonte,porque o hospital da minha cidade nao tinha muito estrutura para uma gravidade como essa, um dia quando fui visitar meu filho o medico falou para mim que so um milagre poderia salvar meu filho eu sai dali muito dessesperada andando sem rumo quando me deparei com uma igreja que tinha perto do hospital que ate ai eu numa tinha visto , entao entre muito dessesperada e pedi todos os santos e a DEUS que noa voce feta a minha voltade mais de DEUS que nao deijasse meu filho sofre e quando olhe para o lado o padre estava tracando o manto de sao jorge ai eu pedi a ele que aquele manto que soa jorge levava que colocase nas feridas do meu filho e aquele dragao que ele estava lutando vc espusado da minha familia porque messe perindo que meu filho estava oshospitalizado meu marido arrumaou uma amante que soa jorge tirase esse dragao de minha familia que eu amava muito meu espoço ,com a intercessao de nosso glorioso SAO JORGE,NOSSA SENHORA APARECIDA ,DEUS DE SEU FILHO JESUS MINHA FAMILIA ESTA RESTAURADA meu filho esta bem ja começou a fazer cirurgia plastica, quele dragao que estava destruindo minha familia foi embora da minha cidade por isso nao me canço de agradeçer ao meu SAO JORGE GERREIRO!!!!!!!

  20. solane ferreira dos santos

    Sao Jorge, me abençoe sempre, e que eu consiga um novo emprego. amém

  21. Hilária de Almeida Miranda

    Muito bom saber sobre os detalhes da vida dos santos, obrigada pela informação.

  22. Concordo plenamente com o texto ora apresentado. Infelizmente, como o demônio é ladrão de almas, muitas setas invocam São Jorge dando a ele nome que não consta na sua história, levando a engano muitos dos cristãos, depondo contra o contido em Deuteronômio 18 (8-20), pois Deus abomina essas seitas.Ocorre que para não escandalizar utilizam nomes de Santos onde passam a ser santos nas ceitas porque se falarem a verdade todos saberiam que todos os relacionados naquele capítulo como em Levítico 19 (31-32) são contrários a cristandade.Segue a verdadeira história e comportamento dos Países que adotam o São Jorge como padroeiro.A verdade tem que ser falada, pois como cristã e pertencente à Igreja Católica, única fundada por Cristo, não poderia me calar:

    São Jorge Mártir

    Para mais informação sobre São Jorge clique no menu ao lado

    Festa 23 de abril

    Devotos no mundo inteiro comemoram no dia 23 de abril, o Dia de São Jorge, o santo padroeiro da Inglaterra, de Portugal, da Catalunha, dos soldados, dos escoteiros, dos corintianos e celebrado em canções populares de Caetano Veloso, Jorge Ben Jor e Fernanda Abreu. No oriente, São Jorge é venerado desde o século IV e recebeu o honroso título de “Grande Mártir”.

    Guerreiro originário da Capadócia e militar do Império Romano ao tempo do imperador Diocleciano, Jorge converteu-se ao cristianismo e não agüentou assistir calado às perseguições ordenadas pelo imperador. Foi morto na Palestina no dia 23 de abril de 303. Ele teria sido vítima da perseguição de Diocleciano, sendo torturado e decapitado em Nicomédia, tudo devido à sua fé cristã.

    A imagem de todos conhecida, do cavaleiro que luta contra o dragão, foi difundida na Idade Média. Está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito e contada de várias maneiras em suas muitas paixões. Iconograficamente, São Jorge é representado como um jovem imberbe, de armadura, tanto em pé como em um cavalo branco com uma cruz vermelha. Com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI, em maio de 1969, tornou-se opcional a observância do seu dia festivo. Embora muitos ainda suspeitem da veracidade de sua história, a Igreja Católica reconhece a autenticidade do culto ao santo. O culto do santo chegou ao Brasil com os portugueses. Em 1387, Dom João I já decretara a obrigatoriedade de sua imagem nas procissões de Corpus Christi. O Sport Clube Corinthians Paulista foi outra grande contribuição para a popularização de São Jorge, primeiro no Estado de São Paulo e depois no País, ao escolher o santo como seu padroeiro e protetor, em 1910.

    A quantidade de milagres atribuídos a São Jorge é imensa. Segundo a tradição, ele defende e favorece a todos os que a ele recorrem com fé e devoção, vencendo batalhas e demandas, questões complicadas, perseguições, injustiças, disputas e desentendimentos.

    São Jorge é venerado desde o século IV

    O culto a São Jorge vem do século 4 dC. O soldado foi martirizado na Palestina no dia 23 de abril de 303, vítima da perseguição do imperador Diocleciano. Foi torturado e teve a cabeça cortada, em Nicomédia, devido a sua fé cristã.

    Os restos mortais de São Jorge foram transportados para Lídia (antiga Dióspolis), onde foi sepultado, e onde o imperador cristão Constantino (que depois de vários imperadores anti-cristãos converteu-se e a império à religião cristã) mandou erguer suntuoso oratório aberto aos fiéis. Seu culto espalhou-se imediatamente por todo o Oriente. No século V, já havia cinco igrejas em Constantinopla dedicadas a São Jorge. Só no Egito, nos primeiros séculos após sua morte, foram erguidas quatro igrejas e quarenta conventos dedicados ao mártir. Na Armênia, na Grécia, no Império Bizantino (a região oriental do Império Romano, que tinha capital em Bizâncio, depois, Constantinopla) São Jorge era inscrito entre os maiores Santos da Igreja Católica. No Ocidente, na Idade Média, as Cruzadas colocaram São Jorge à frente de suas milícias, como Patrono da Cavalaria. Na Itália, era padroeiro da cidade de Gênova. Na Alemanha, Frederico III dedicou a ele uma Ordem Militar. Na França, São Gregório de Tours era conhecido por sua devoção a São Jorge; o rei Clóvis dedicou-lhe um mosteiro, e sua esposa, Santa Clotide, erigiu várias igrejas e conventos em sua honra. A Inglaterra foi o país ocidental onde a devoção ao santo teve papel mais relevante. O monarca Eduardo III colocou sob a proteção de São Jorge a Ordem da Cavalaria da jarrateira, fundada por ele em 1330. Por considera-lo o protótipo dos cavaleiros medievais, o inglês Ricardo Coração de Leão, comandante de uma das primeiras Cruzadas, constituiu São Jorge padroeiro daquelas expedições que tentavam conquistar a Terra Santa aos muçulmanos. No século 13, a Inglaterra celebrava sua festa como dia santo e de guarda e, em 1348, criou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país, imitando os gregos que também trazem a cruz de São Jorge na sua bandeira. Ainda durante a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) muitas medalhas de São Jorge foram cunhadas e oferecidas aos enfermeiros militares e às irmãs de caridade que se sacrificaram ao tomar conta dos feridos da guerra. As artes, também, divulgaram amplamente a imagem do santo. Em Paris, no Museu do Louvre, há um quadro famoso de Rafael (1483-1520), intitulado “São Jorge vencedor do Dragão”. Na Itália, existem diversos quadros célebres, como o de autoria de Donatello (1386-1466).

    São Jorge e a morte do dragão

    A imagem conhecida de todos, do cavaleiro que luta contra o dragão, está relacionada às lendas criadas a partir da Idade Média. Há uma grande variedade de histórias relacionadas a São Jorge. O relato e a imagem de todos conhecidos, do cavaleiro que luta contra o dragão, começaram a ser difundidos na Idade Média . A imagem atual do santo, sentado em um cavalo com uma lança que atravessa um dragão, está relacionada às diversas lendas criadas a seu respeito, contadas de várias maneiras em suas muitas paixões. A versão mais corrente dá conta que um horrível dragão saía de vez em quando das profundezas de um lago e atirava fogo contra os muros de uma longínqua cidade do Oriente, trazendo morte com seu mortífero hálito. Para não destruir toda a cidade, o dragão exigia regularmente que lhe entregassem jovens mulheres para serem devoradas. Um dia coube à filha do Rei ser oferecida em comida ao monstro. O Monarca, que nada pôde fazer para evitar esse horrível destino da tenra filhinha, acompanhou-a com lágrimas até às margens do lago. A princesa parecia irremediavelmente destinada a um fim atroz, quando de repente apareceu um corajoso cavaleiro vindo da Capadócia, montado em um cavalo branco, São Jorge. Destemidamente, enfrentou as perigosas labaredas de fogo que saíam da boca do dragão e as venenosas nuvens de fumaça de enxofre que eram expelidas pelas narinas do monstro. Após um duro combate, finalmente São Jorge venceu o terrível dragão, com sua espada de ouro e sua lança de aço. O misterioso cavaleiro assegurou ao povo que tinha vindo, em nome de Cristo, para vencer o dragão. Eles deviam converter-se e ser batizados. Para alguns, o dragão (o demônio) simbolizaria a idolatria destruída com as armas da Fé. Já a donzela que o santo defendeu, representaria a província da qual ele extirpou as heresias. A relação entre o santo e a lua viria de uma lenda antiga que acabou virando crença para muitos. Diz a tradição que as manchas apresentadas pela lua representam o milagroso santo e sua espada pronto para defender aqueles que buscam sua ajuda.

    Desde 1969, Igreja Católica tornou opcional a celebração a São Jorge

    Embora muitos considerem que sua história não passe de um mito e outros até mesmo acreditem que o santo tenha sido cassado pela Igreja Católica, o martírio de São Jorge e o seu culto continuam sendo reconhecidos pelo catolicismo. A lenda do guerreiro que matou o dragão havia sido rejeitada no século 5 por um concílio, mas persistiu e ganhou enorme popularidade no tempo das Cruzadas. “A imagem atual é fruto de uma lenda. Isso não quer dizer, no entanto, que esse santo não existiu e que o martírio dele não foi significativo”, diz o monsenhor Arnaldo Beltrami, vigário episcopal de comunicação da Arquidiocese de São Paulo. No dia 9 de maio de 1969, a observância do Dia de São Jorge tornou-se opcional, com a reforma do calendário litúrgico, realizada pelo papa Paulo VI. A reforma retirou do calendário litúrgico as comemorações dos santos dos quais não havia documentação histórica, mas apenas relatos tradicionais. Daí ter-se falado, naquele tempo, em “cassação de santos”. Mas o fato da celebração do Dia de São Jorge tornar-se opcional não significa o não reconhecimento do santo.

    São Jorge é o padroeiro da Inglaterra

    O “Santo Guerreiro” é também o padroeiro da Inglaterra, de Portugal e da Catalunha (região da Espanha que reivindica identidade nacional, onde se localiza Barcelona). Não há consenso, porém, a respeito da maneira como teria se tornado patrono da Inglaterra. Seu nome era conhecido na Inglaterra e na Irlanda muito antes da conquista normanda, o que leva a crer que os soldados que retornavam das Cruzadas influíram bastante na disseminação de sua popularidade. Acredita-se que o santo tenha sido escolhido o padroeiro do reino quando o rei Eduardo III fundou a Ordem dos Cavaleiros de São Jorge, em 1348. Em 1415, a data de sua comemoração tornou-se um dos feriados mais importantes do país. Em 1970, a festa anual do santo nas igrejas católicas foi tornada opcional, com a reforma do papa Paulo VI. Entretanto, na Inglaterra e em outros lugares onde São Jorge é especialmente venerado, tal festa guarda ainda toda a sua antiga solenidade. Os ingleses acabaram por adotar São Jorge como padroeiro do país.

  23. ANA CELIA NUNES DA SILVA

    Muito oportuna e atual a explicação,pois, ouvimos muito pouco a Igreja comemorar este grande santo da nossa Fé.Parabens!!!

  24. Geralda dos Santos Rocha

    Obrigada por me tirarem as dúvidas,tinha medo de apegar com São jorge e está indo contra as doutrinas da minha Igreja Católica que tanto amo.São Jorge rogai por nós.

  25. maria edilene dos sanytos soares

    São jorge um grande protetor que nos livre da atentação do inimigo, pois a todo mopmento estamos sendo tentado mais são jorge esse grande vencecor junto com JESUS nosos grande mestre que nos ilumina na fé e nos defende dos ataques e tentação do inimigo. Gostei do que falou sobre são jorge este grande vencendor.

  26. katia novais moreira de oliveira

    ao ler essa pequena historia de são Jorge eu entendi que e um santo católico eu pensava que que era de outras denominações não crista então a partir de hoje vou pedir a sua intercessão e proteção.sao Jorge rogai por todos nos amem

  27. muito legal pois na semana passada esta pensado em lendo referente a Sao Jorge gostei muito de sabe, que foi mas um santo que deixo as mal conduta para fazer a vontade do pai lindoo mesmo amei bjus amor a obra de cristo atras da cançao nova…

  28. PA E BEM;;;EU A CADA ANO ACHO INTERESSANTE VER ELER SOBRE A VIDA DE SAO JORGE;;O BRASIL É UM PAIS DE PESSOAS CRISTAS;;MAIS EXISTE MUITO SINCRETISMO RELIGIOSO E E SAO JORGE É UM SANTO MARTIR CRISTAO;;;NAO TEM NADA A VER COM MISTURA LENDAS E CRENCAS;;;;NO RIO DE JANEIRO OUTRAS CRENCAS SEITAS USAM O NOME DO SANTO DENTRO DO ESPIRITISMO:UMBANDA;;;E ATE MESMO DENTRO DE TEMPLOS CATOLICOS EXISTE SINCRETISMO RELIGIOSO;;;DEUS ESTA E FICA MUITO TRSITE O PROPRIO SAO JORGE FICA TRISTE EM SABER QUE OS CRISTAOS TEM QUE SER EVAMGELIZADOS E SABER DA VERDADE SOBRE A VIDA DELE;;;AQUI NESTA TERRA ;;;DESEJO ATODOS MUITA PAZ E MUITA UNIDADE ENTRE OS CRISTAOS;;OBRIGADA

  29. Quando no inicio da minha caminhada rasguei a imgem de São Jorge por saber que ele era uma referencia no candoblé.
    Hoje ouço dizer que ele foi um soldado romano e se tornou cristao.Fiquei alegre ao saber.

    Pergunto-me :A Igreja não admite imgens nos carnavais,o que eu acho certo e porque o espiritismo usa essas imagens gerando uma confusão nas nossas mentes.

    Gostaria de um esclarecimento.Pois alegam que é cultura.

  30. bom saber.

  31. Wagner Guerra de Araújo

    Muito bem….
    Não diga Salve Jorge!, diga São Jorge Rogai por nós.

  32. Janaína da Silva Mello

    Sempre pedi a interseção de São Jorge, isso é desde quando minha avó era devota dele, ela dizia sempre que em tudo recorria a Ele. Desde então,comecei a fazer também e graças a DEUS e a São Jorge venci várias barreiras na vida. Viva a São Jorge!

  33. Ana Cristina

    Bom saber, porque os católicos muitas vezes nõa sabem o fundamento das devições aos santos, e tem uma devoção deturpada, penso eu.

  34. IVANETE SANTANA DIAS MUNIZ

    FIQUEI MUITO FELIZ PELA EXPLICAÇÃO A SÃO JORGE, PORQUE UE NÃO SABIA EU AMO A CANÇÃO NOVA E ACREDITO NELA, PORQUE ELA SEGUE A BIBLIA PORQUE EU CREIO NA PALAVRA DO SENHOR DO MEU BOM DEUS, UMA FRASE QUE EU ACHO MUITO FORTE QUE DEUS FALA TUDO NESTA VIDA PASSA MENOS A MINHAS PALAVRAS PERMANECERA, OBRIGADO POR TUDO A CANÇAO NOVA É AMOR OLHA SÓ A PROVIDENCIA DE DEUS NA MINHA VIDA, ME TORNEI SÓCIA ATRAVÉS DO AMOR VENCERÁ, OBRIGADO PADRE JONAS PELO SEU SIM QUE DEUS O ABENÇOE

  35. jose claudio caldeira brant soares

    confesso que na minha ignorância pensava que São Jorge não era santo da igreja católica e sim inventados pelos seguidores de maligno

  36. neusa maria de castro

    Foi muito bom saber a historia de Sao Jorge pois sempre tive duvidas pensava que ele nao era reconhecido pela igreja catolica sempre pensei que era espirita. Mas graças a Cançao Nova que esta sempre nos esclarecendo fiquei sabendo obrigado

  37. ROSINETI VELAS DE OLIVEIRA

    São Jorge, Meu Santo Guerreiro.
    Meu Santo de devoção, faço aniversário no dia 23 de abril, então não poderia ser diferente. Rezo não só pela manhã ou à noite mas a todo momento, tenho na parede da minha sala de trabalho a oração do meu Santo e com Ele converso a todo momento.
    São Jorge rogai pelos povos do mundo inteiro.

  38. mirza terezinha fan goulart

    meu marido é devoto de São Jorge.Eu sou catequista;e muitas pessoas me questionavam o porque da imagem dedo santo em nminha casa;pois diziam que era um santo que não pertencia aos cristãos.Mas eu sabia que era um santo católico.

  39. ANTONIO JACINTO DA SILVA NETO

    SAO JORGE E UM SANTO MUITO MILAGROSO,E MUITO QUE AS PESSOAS SAIBAM A HISTORIA.MESMO PORQUE MUITOS NAO A CONHECEM.

  40. Olá desculpe mas á poucos dias ouvi dizer q são jorge não é considerado como Santo na igreja católica isso é verdade? Afinal ele é Santo ou não é….

  41. MANOEL DOS SANTOS(BUTICA)

    simplismente agradeço , sem palavras p/comentar o qto sou devoto desse guerreiro

  42. Ronilson Augusto de Aguiar

    Salve São Jorge , meu Santo Guerreiro e Protetor !!!!

  43. Bruna Henrique Santo

    ah, acho muitoo interessante a história de São Jorge, ele realmente é um guerreiro ! Só não acho muito legal isso de atribuí-lo a outras crenças , mas, isso vai de cada um . O importante é crer em Deus . amanhã é o dia dele !

  44. luciana curbage lellis

    sou devota de SAO JORGE AGRADEÇO a ele tds os dias por me protejer e a minha familia ele e poderoso ,em nome de DEUS E DE JESUS eu adoro esse santo guerreiro que cuida tanto da gente …. amanha dia 23 de abril de 2013 e seu dia PARABENS SAO JORGE AMADO E GUERREIRO ,OBRIGADO POR TD >>>> VIVA SAO JORGE!!!!!!!!!

  45. SILÉSIA ANDREIA MOREIRA

    Nunca fui devota a SÃO JORGE, pois ñ conhecia sua real história,agora PEDIREI SUA INTERCEÇÃO JUNTO A JESUS.
    TODO ANO TEM A PROCIÇÃO DE SÃO JORGE COM CENTENAS DE CAVALEIROS DA REGIÃO EM BARÃO DE JUPARANÃ (VASSOURAS – RJ) É MUITO LINDA, JÁ FUI E FOTOGRAFEI MTO!!!!
    QUEM TIVER OPRTUNIDADE DE IR Ñ PERCA POIS É MTO LINDO!!!!
    Fiquem com a bênção do SENHOR JESUS E A INTERCESSÃO DE SÃO JORGE E DE MARIA, AMÉMMMMM!!!!!!

  46. VALDIRENE FLORES PAZ

    SÃO JORGE ROGAI POR NOS PROTEGE TDA MINHA FAMILIA AMÉM.

  47. VALDIRENE FLORES PAZ

    SAO JORGE ROGAI POR NOS AMÈM.

  48. Mauricio Seixas Barbosa

    Ao derrotar o dragão, São Jorge perguntou se tinha mais Ogum, por isso que no Brasil o nome do santo é relacionado ha outras crenças.

  49. SONIA TEIXEIRA

    AGRADECO A SAO JORGE MUITAS GRACAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! E PECO A ELE QUE SEMPRE PROTEJA MEU FILHO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    SALVE SAO JORGE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  50. sao jorge,,martir e santo,,rogai por nos,,,,

  51. ANA MEIRELES DA SILVA

    NA CONDIÇÃO DE CRISTÃ BATIZADA SEGUIDORA DE JESUS CRISTO A CADA 23 DE ABRIL VENERO A MEMÓRIA DE DESSE IMPORTANTE SANTO DE NOSSA IGREJA CATÓLICA CUJA INTERCESSÃO PEDI HÁ 32 ANOS QUANDO SOFRI UMA IMPORTANTE CIRURGIA ABDOMINAL SAINDO -ME
    PERFEITAMENTE BEM. POR ISSO CONCLAMO A TODOS OS FIÉIS QUE CONFIEM SEMPRE EM SUAS MÃOS PROTETORAS, UMA VEZ QUE JESUS CRISTO ESTÁ SEMPRE COM ELE A ESPALHAR A PAZ, O AMOR E A CARIDADE .PAZ E BEM.

  52. WEllington Vieira

    Salve São Jorge Guerreiro, agaradeço por guiar oe meus caminhos e proteger me de todo mal. Amem

  53. Maria do Perpétuo Socorro Vitarelli

    São Jorge defensor do Cristianismo num tempo conturbado ,lutou pela doutrina cristã com todas as forças. Merece o culto da Igreja Católica e nossos louvores. Que ele nos auxilie hoje , nestes dias iqualmente conturbados, onde a IGREJA SOFRE PERSEGUIÇÕES DE TODA FORMA. ..Salve São Jorge .

  54. ROZILDO CARVALHO DE OLIVEIRA

    SÃO JORGE GUERREIO AGRADEÇO A ELE POR MIM PROTEGER DOS CAMINHO QUE ANDO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

HTML Snippets Powered By : XYZScripts.com