Site e rede social, onde eu preciso estar?

Quando o assunto é marketing, nunca podemos ignorar um canal ou veículo de divulgação, a não ser que nestes ambientes não abrigue uma quantidade significativa do seu público-alvo.

Público se alcança e se cria onde a informação está. Por isso, quando for criar uma estratégia de presença digital, não pense em site ou redes sociais como dois mundos distintos.

Assim, para traçar a estratégia correta, é preciso entender o porquê de cada um dos ambientes, sites e redes, existirem:

Site é lugar de informação estruturada

Se um usuário deseja absorver informação sobre um produto ou um serviço, será em um ambiente que passa segurança, onde a informação seja de fácil acesso e permanente. Ou seja, um site.

O visitante, baseado na lógica de uma boa arquitetura da informação, não só perceberá, intuitivamente, em que área está a informação que procura, assim como apenas checando a hierarquia apresentada pelo menu terá uma noção do universo de informação presente no site, o que será um estímulo ao retorno.

Rede social é lugar de informação flutuante

O seu público, de fato, está nas redes sociais, e é para lá que precisamos levar toda a informação.

Não é preciso que a informação permaneça; ela passa, é consumida instantaneamente pelo usuário – piscou, perdeu – e atinge seu objetivo: servir como instrumento de construção de relacionamento.

Ao informar em uma rede social, uma marca se faz vista; ao criar uma promoção relâmpago no Facebook, uma empresa utiliza o recurso imediato da viralização, se faz conhecida e azeita suas ações de relacionamento com o público. Ali, naquele momento, em contato direto com os interessados.

Continuar a ter um site ou estar presente ou não em uma rede social não é uma questão: ambos são ambientes de informação que possuem objetivos diversos. O primeiro pretende criar um ambiente de esclarecimento; o segundo, de relacionamento. Em ambos, a matéria-prima é a informação. Ou seja, é impossível abrir mão de um deles se você deseja não só chegar ao seu público-alvo, mas também fidelizá-lo.

Comments

comments