Tablet ou Smartphone, qual escolher?

Não é novidade para ninguém dizer que a tecnologia vive em constante atualização, e com essa renovação surge, a cada dia, mais recursos e dispositivos com as mais variadas funções.

Tablet x smartphone

Hoje, uma das maiores dúvidas na hora de adquirir um dispositivo móvel é: “O que eu compro, um tablet ou um smartphone?”. Bem, não existe uma resposta única para isso, vai depender da necessidade de cada usuário.

É preciso levar em consideração alguns fatores: adaptação, usabilidade, preço, função, hardware e finalidade.

A primeira análise que você deve fazer é em si mesmo: que tipo de usuário você é? Digamos que você seja daqueles usuários que dão prioridade ao conforto e precisam ser rápidos na utilização do aparelho. Talvez nunca tenha usado nada além de um computador desktop. Sendo assim, o mais indicado seria começar por um tablet, que apresenta recursos mais próximos dessa realidade.

Outro ponto importante é a usabilidade, por possuir uma tela maior e, quase todos seus recursos serem acessados através da tela touchscreen, a usabilidade se torna bem mais fácil no tablet. Seja na hora de usar o teclado virtual, fazer leitura de e-readers, utilizar a internet ou assistir vídeos.

Agora se você busca um aparelho com valor acessível, o smartphone leva grande vantagem, já que você pode encontrá-los, com sistema operacional Android, a partir de R$ 390,00. Enquanto o tablet com configurações mais modestas está na à venda por R$ 999,00.

Mas se a sua preocupação é com o hardware do aparelho, se você é daqueles usuários que gostam de exigir ao máximo do que o dispositivo tem a oferecer. Bem, tenho algo a te dizer, não há muita diferença, para não dizer nenhuma, nos smartphones e tablets na mesma faixa de preço. Tanto os componentes que formam o aparelho quanto o desempenho são semelhantes.

Por fim, o fator mais importante: Qual será a utilização do seu aparelho? Se você é daqueles usuários que simplesmente utilizam para acessar redes sociais, jogar e acessar o e-mail, então tablet é mais indicado para esse fim. Agora se o uso é profissional e além das tarefas do cotidiano você ainda precisa estar em constante contato com sua empresa, o smartphone é a ferramenta indicada.

Como foi dito no início, não existe uma resposta pronta, mas sim bom senso para analisar os prós e os contras de cada dispositivo para assim poder fazer a escolha. Nada impede que o usuário tenha ambos, pois em suas pequenas diferenças eles se completam. Mas digamos que em posse de um notebook e um smartphone ou tablet, você estará bem equipado.

Comments

comments