Terra Santa: cristãos rezando por cristãos

A comunidade cristã da Terra Santa começou a semana com um vasto roteiro de celebrações ecumênicas nas igrejas em Jerusalém, reunindo coptas, gregos ortodoxos, etíopes, armênios, luteranos, anglicanos, católicos romanos e muitos outros. A iniciativa tem um motivo nobre: interceder pela unidade dos próprios cristãos.

Mais do que em qualquer outro lugar do mundo, aqui é possível ter uma noção da pluralidade de denominações religiosas e ritos do universo cristão. As diferentes Igrejas crêem no mesmo Cristo, têm Jerusalém como cidade sagrada e veneram os mesmos locais ligados à Redenção. E mais do que os pontos de conflito e tensão, trazem em comum uma sólida fé na Ressurreição do Senhor.

É até interessante observar os líderes religiosos se cumprimentando, num clima de tanta cordialidade e entrosamento, apesar das divergências que possam ter tido em algum momento da História.

Apesar de suas particularidades, seguem otimistas, orantes para que a Terra Santa e o mundo testemunhem uma unidade mais consistente e profunda entre aqueles que decidiram seguir Jesus. E o seguimento a Ele implica também em seguir Suas Palavras: “Que todos sejam um”.

Depois de rezarem juntos no Patriarcado Latino (Católica Romana), na Igreja Luterana, Anglicana e Armênia , a expectativa agora é grande para a celebração no Cenáculo na próxima quinta-feira. É o local da última ceia de Jesus, onde os discípulos reunidos com Maria receberam o Espírito Santo e saíram pelo mundo em missão.

Interior do Cenáculo
Interior do Cenáculo em Jerusalém

A primeira sede da Igreja primitiva, apesar de hoje não estar sob a custódia cristã, foi o local da grande manifestação gloriosa de Jesus ressuscitado entre os homens. Ali, no interior da Cidade Velha de Jerusalém, no Monte Sião, os discípulos foram preparados para a missão. Vindos de várias localidades, foram impulsionados a serem destemidos no anúncio da Boa Nova. Uma experiência que alargou a visão de cada um.

A experiência vivida essa semana pelos cristãos da Terra Santa não pode ser outra. Apesar de hoje serem minoria no local (aproximadamente 2% da população), unidos, vão reviver a mesma experiência de comunhão que se estabelece no ato de rezar juntos, e ainda mais, intercedendo pela mesma intenção.

E mesmo sendo uma pequena parcela na Terra de Jesus, os cristãos aqui têm o privilégio de poder contemplar as pedras que testemunharam os Seus feitos e o testemunho que Ele deixou. Que isso sirva para encorajá-los a lutar por um novo tempo de unidade e paz.

Canção Nova – Terra Santa

Assista o vídeo da reportagem:

Veja também mais fotos do lugar

Saiba mais sobre a terra de Jesus ascessando o blog da missão Canção Nova na Terra Santa

Comments

comments