Toda criança deve ser socializada em seu ambiente

11 de outubro dia do deficiente físico. De uns tempos pra cá, a Escola e a sociedade pela inclusão sabem que não é a criança com deficiência que deve ser preparada, mas a sociedade é que deve estar cada vez mais apta para recebê-la.

Saber respeitar diferenças, um dos assuntos mais abordados e discutidos ultimamente em sociedade para trabalhar o contexto de interação, bem comum a sociedade e a seus indivíduos.

Toda criança precisa da escola para aprender e não para marcar passo ou ser agregadas em classes especiais e atendimentos à parte. A trajetória escolar não pode ser comparada a um rio perigoso e ameaçador, em cujas águas os alunos podem afundar. Mas há sistemas organizacionais de ensino que tornam esse percurso muito difícil de ser vencido, uma verdadeira competição entre a correnteza do rio e a força dos que querem se manter no seu curso principal.

Um desses sistemas, que muito apropriadamente se denomina “de cascata”, prevê a exclusão de algumas crianças, que têm déficits temporários ou permanentes e em função dos quais apresentam dificuldades para aprender. Esse sistema contrapõe-se à melhoria do ensino nas escolas, pois mantém ativo, o ensino especial, que atende aos alunos que caíram na cascata, por não conseguirem corresponder às exigências e expectativas da escola regular. Para se evitar a queda na cascata, na maioria das vezes sem volta, é preciso remar contra a correnteza, ou seja, enfrentar os desafios da inclusão : o ensino de baixa qualidade e o subsistema de ensino especial, desvinculada e justaposto ao regular.

A inclusão é uma inovação, cujo sentido tem sido muito distorcido e um movimento muito polemizado pelos mais diferentes segmentos educacionais e sociais. No entanto, inserir alunos com déficits de toda ordem, permanentes ou temporários, mais graves ou menos severos no ensino regular nada mais é do que garantir o direito de todos à educação.

Quando a instituição escolar for realmente inclusiva ela estará com uma qualidade de excelência.

::Reze pelo seu filho

Comments

comments