Uma vida de dedicação ao próximo do padre Luigi Ginami

Padre Luigi Ginami é natural de Bérgamo, um sacerdote que, vivendo em Roma, passou a trabalhar na Secretaria de Estado do Vaticano, no escritório de informações e documentação.
Ali, trabalhava com as informações estratégicas do Papa, que, naquele tempo, era João Paulo II. E permaneceu por um quarto de século preparando textos para a imprensa internacional, servindo também durante todo o pontificado do Papa Bento XVI e parte do pontificado do Papa Francisco.

Padre Ginami passou por um período de exigência de fé quando sua mãe, Santina Zucchinelli, passou por uma enfermidade grave. O sacerdote escrevia aos amigos palavras comoventes, enviava vídeos daqueles meses tão difíceis, mas também cheios de experiências e oração em um momento duro e, por fim, trágico com a ida para o céu de sua mãe. Essa experiência transformou o homem e o padre, e também suscitou um verdadeiro milagre: o nascimento da “Fundação Santina”, acompanhada da associação dos amigos de Santina Zucchinelli. A memória da mãe se tornou, daquele momento em diante, o motor da vida de padre Gigi (como gosta de ser chamado), que se dedicou a ajudar os mais necessitados das diversas partes do mundo, aqueles que estavam com mais dificuldades, realizando, graças à caridade que soube mover de modo extraordinário, grandes e pequenas obras de bem.

Uma vida de dedicação ao próximo do padre Luigi GinamiAjudou, por exemplo, a reconstruir igrejas em Garissa, lugar da tragédia do ódio religioso e onde foram exterminados estudantes cristãos pelos fundamentalistas islâmicos. Construiu também poços de água nos vilarejos mais distantes da África. Também o instituto para adoção a distância que foi criado para ajudar pobres famílias da América Central e do Sul, tantas destas famílias atingidas pelos cartéis da droga. Ajudou ainda a construir o sistema sanitário no Peru e asilos nas áreas mais pobres do Vietnã.

E depois de 25 anos, padre Gigi deixou a secretaria de Estado do Vaticano, colocando-se à disposição da sua Diocese de Bérgamo, de onde, com mais liberdade, vai poder continuar a acompanhar e ajudar os mais necessitados que os esperam.

“Com o coração repleto de alegria, anuncio que, no dia 1º de julho de 2021, retornarei à minha Diocese de Bérgamo para um belíssimo novo encargo e para acompanhar com mais amor ainda a Fundação Santina e a Associação! Estou muito feliz e sem o mínimo pesar pelo serviço que encerro. Reconheço que, por Deus, pude realizar a Caridade durante esses anos e um longo serviço junto ao Escritório de informações e documentações da Secretaria de Estado”, disse padre Gigi.

Sua missão seguirá num tempo em que o mundo vive incertezas, mas a fé deste sacerdote é firme e desejosa de corresponder ao seu chamado nesta nova estrada que lhe é apresentada. A fundação que ele conduzirá é responsável pelos projetos de adoção a distância, ajuda concreta a famílias e comunidades, busca de ajuda financeira para diversas paróquias espalhadas pelo mundo em regiões periféricas. Um testemunho que nos faz tocar num Evangelho vivo e atuante nas realidades do mundo, no hoje, onde a Igreja se faz um com seus filhos tão necessitados do Cristo.

(Texto traduzido do original em italiano / Autoria: Giulia Cerqueti – Famiglia Cristiana)

Comments

comments