Profissões de TI que auxiliam na evangelização

Você, quando ouve falar em evangelização e nos principais responsáveis por ela, logo já pensa em padres, diáconos, missionários, religiosos, entre outros? Bem, você não deixa de ter razão. Mas, podemos mostrar um pouco mais desse cenário.

Profissões de TI que evangelizamHoje em dia, a evangelização acontece com a ajuda de meios bem menos usuais do que era costume. A tecnologia ganhou, e continua ganhando, cada vez mais destaque na divulgação do Evangelho. E não estamos falando apenas das ferramentas utilizadas por ela. Também podemos colocar nesse cenário os profissionais dessa área, que se especializaram nesse campo e hoje trabalham em favor da evangelização.

Analista de mídias sociais: é uma das profissões criadas com o advento da web 2.0. Esse profissional precisa intermediar as interações da marca com redes sociais, blogs, fóruns e outras mídias. Além de ser capaz de mensurar campanhas e a presença da marca no mundo virtual, por isso tem papel fundamental na evangelização fazendo uso dos novos meios de comunicação, como a internet e demais meios tecnológicos. Ele é responsável, muitas vezes, por fazer a ligação entre a instituição religiosa e os fiéis. No caso da Canção Nova, eles são responsáveis por interagir nas mídias, como Facebook, Twitter e Tumblr.

Analista de novas tecnologias: esse profissional precisa atualizar-se constantemente, de forma a estar por dentro das novidades do mundo tecnológico e ser capaz de estudar a viabilidade da implementação dessas ferramentas dentro da empresa. Na Canção Nova eles são responsáveis por muitos dos novos recursos dos quais os usuários usufruem. Geralmente, trabalham em parceria com os analistas de mídias sociais e implementam novas ferramentas, principalmente nas mídias.

Produtor de conteúdo: com a crescente quantidade de informação disponível na internet, essa profissão é cada vez mais valorizada no mercado, pois não é mais suficiente apenas haver muita informação; esta precisa ter com qualidade. Produzir conteúdo relevante é a principal tarefa desse profissional. Na Canção Nova ele é responsável pela produção de conteúdo para os vários canais que o Portal CN possui, além de realizar a cobertura de acampamentos, aprofundamentos e eventos da Igreja.

Programador: responsável pelo desenvolvimento de aplicativos e sistemas inteiros. Seu trabalho é essencial na manutenção e atualização de ferramentas corporativas de trabalho. Na Canção Nova, o Departamento de Tecnologia da Informação (TI)  possui três áreas nas quais eles atuam: o Desenvolvimento, setor no qual são produzidos aplicativos para web e desktop. Os Games, setor responsável por utilizar a realidade dos jogos para auxiliar na evangelização. E o mais recente deles é o Mobile, cuja equipe trabalha no desenvolvimento de aplicativos para plataforma mobile (smartphones, tablets, et.c), os trabalhos mais recentes desse setor são os aplicativos Mapa Católico e Rádio CN FM.

A intenção é mostrar que, por mais distintas que as profissões sejam, todas podem exercer papel fundamental na evangelização, cada uma na sua área de atuação. Para que isso ocorra, é essencial a colaboração e cooperação entre as diferentes áreas, pois as mídias, que hoje são responsáveis por informar, possuem grande poder penetração e persuasão, mas precisam de profissionais comprometidos com a missão de propagar o Evangelho de Cristo para que sejam utilizadas de forma correta.

Hoje em dia, a evangelização acontece através de meios bem menos ortodoxos do que era costume. A tecnologia ganhou, e continuam ganhando, cada vez mais destaque na evangelização.

E não estamos falando apenas das ferramentas que ela nos proporciona. Também podemos colocar nesse cenários os profissionais da área, que especializaram-se, e hoje trabalham a favor da evangelização.

Analista de Mídias Sociais: foi uma das profissões que surgiram com o advento da web 2.0. Esse profissional precisa intermediar as interações da marca com redes sociais, blogs, fóruns e outras mídias. Além de ser capaz de mensurar campanhas e a presença da marca no cenário on-line. Ele tem papel fundamental na evangelização através dos novos meios de comunicação, como a internet, ele é responsável, muitas vezes, por fazer a ligação entre a instituição religiosa e o povo. No caso da Canção Nova, são eles os responsáveis por interagir nas mídias como, Facebook, Twitter e Tumblr.

Analista de Novas Tecnologias: esse profissional precisa estar em constante atualização. Deve estar por dentro das novidades do mundo da tecnologia e ser capaz de estudar a viabilidade da implementação das mesmas dentro da empresa. Na Canção Nova eles são responsáveis por muitos dos novos recursos que os usuários usufruem. Geralmente, trabalham em parceria com os Analistas de Mídias Sociais e implementam novas ferramentas, principalmente nas mídias.

Produtor de Conteúdo: com a grande quantidade de informação disponível na internet, essa profissão foi cada vez mais valorizada, pois não era mais suficiente apenas haver muita informação, mas era necessário informação com qualidade. Produzir conteúdo relevante é a principal tarefa desse profissional. Na Canção Nova ele é responsável pela produção de conteúdo para os vários canais que o Portal possui, além de realizar cobertura de acampamentos, aprofundamentos e eventos da Igreja.

Programador: responsável pelo desenvolvimento de aplicativos e sistemas inteiros. Seu trabalho é essencial na manutenção e atualização de ferramentas de trabalho corporativas. Na Canção Nova, a TI possui três áreas onde eles atuam, o Desenvolvimento, onde são produzidos aplicativos para web e desktop. Os Games, setor responsável por utilizar a realidade dos jogos para auxiliar na evangelização. E o mais recente deles, o Mobile, essa equipe trabalha no desenvolvimento de aplicativos para plataforma mobile (smartphones, tablets, etc), os trabalhos mais recentes desse setor são os aplicativos Mapa Católico e Rádio CN FM.

A intenção foi mostrar que por mais distintas que as profissões sejam, todas podem exercer papel fundamental na evangelização, cada uma na sua área de atuação. Para que isso ocorra, é essencial a colaboração e cooperação entre as diferentes áreas, pois as mídias, que hoje são responsáveis por informar, possuem grande poder penetração, mas precisam de profissionais comprometidos com a evangelização para que sejam utilizadas de forma correta.

Comments

comments