Vocação, caminho de liberdade

Me chamo Samuel Ferreira de Almeida, tenho 30 anos e sou missionário na comunidade Canção Nova há quase 9 anos e atualmente trabalho no portal cancaonova.com. Comecei a buscar minha vocação com a idade de 18 anos, deixei minha casa na cidade de Arujá-SP, minha família, amigos, meu trabalho, tudo para me dedicar inteiramente a Deus através da vida missionaria na comunidade Canção Nova. Foi buscando minha vocação que conheci minha linda esposa Graziela, também da comunidade Canção Nova, temos um filho que nasceu a dois meses, nosso querido João Pedro.

Vocação para mim é um caminho de liberdade e para ser livre é preciso antes de tudo se encontrar, com Deus, consigo mesmo e com os outros. Somente partindo de uma base sólida eu posso caminhar para me tornar cada vez mais livre, é nos aproximando de Jesus que vamos nos libertando de muitas coisas que nos amarram e nos prendem e que nos impedem de avançar.

Toda vocação deve levar a Deus, e só seremos capazes nos realizar plenamente desta forma. Se o que eu faço não me leva para Deus eu não posso ter medo de mudar e buscar minha verdadeira vocação, aquilo para o qual Deus me criou.

Muitas pessoas quando buscam sua vocação, não a encontram pois não partem de um ponto de ínicio, não tem uma base. Muitos querem ser melhor para Deus, para os outros, ou para si mesmo, mas é preciso encontrar esse lugar, esta base, este ponto inicial para assim realizar e trilhar sua vocação, seja na vida missionaria, ou numa profissão, ou no seio de uma familia.Mesmo Jesus teve sua base, seu ponto de partida, a pequena Jerusalem, mais precisamente na familia de Nazaré, no lar de José e Maria.

Hoje percebo e posso constatar que esta base, este ponto de ínicio e vontade de Deus na minha vida é a Canção Nova, foi aqui o lugar que Deus escolheu para mim, é nela que eu busco a cada dia permanecer na presença de Deus, ela é a via, o caminho onde Deus quis que eu o encontrasse e buscasse cada vez.

Seja onde for nossa vocação é preciso que em cada situação, eu busque estar na presença de Deus. “Onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração” (Mt 6, 21). É preciso realizar cada tarefa, trabalho ou cada momento colocando amor em cada uma dessas situações, pois somente o amor permanece, tudo mais passa, meus resultados podem ser lindos e produtivos mas se não habito os meus atos e não vivo intensamente o momento presente, por mais dificil que talvez ele possa ser, corro o risco de estar vivendo mecanicamente, fazendo as coisas no automatismo, assim como se dirige um carro, e nada disso traz frutos, poderia ser missionario, inteiramente ao serviço de Deus, levar muitas almas para Deus, mas perder a minha própria se não vivesse cada momento da minha vida na expectativa de me encontrar com Deus em cada situação.

Para descobrir minha vocação foram precisos 3 anos de discernimento, um caminho vocacional onde descobri que Deus me chamava a dar mais de mim, e onde a comunidade também pode ver em mim traços de vocação a este carisma. Neste caminho vocacional eu tive minha experiência com Deus e me abri para a vida nova no Espirito e aos dons, passei a viver a rezar mais através de nossas praticas de oração e de nossa espiritualidade. Posso dizer que mesmo que eu tivesse descobrido que aqui não era o meu lugar, teria a certeza de que o fato de buscar minha vocação ao longo destes 3 anos por si só já me teria feito um bem imenso e teria valido a pena aplicar em toda a minha vida esta experiencia. Sou feliz e grato a Deus pela maneira com que Ele me conduziu a descobrir sua vontade, Ele teve paciência, mas não desistiu de mim e da mesma forma eu não quero parar, quero avançar e corresponder a esse amor que descobri.

Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: iPhone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

Comments

comments