O Ano da Fé
O Ano da Fé foi iniciado pelo Papa Bento XVI no último dia 11 de outubro, por ocasião da celebração dos cinqüenta anos de abertura do Concílio Vaticano II. O Ano da fé é um chamado para voltarmos às origens da nossa fé. O Papa Paulo VI nos lembra que a fé é o grande desafio para o homem moderno. É o caminho para conhecer Deus e reencontrar a sua presença no mundo.
Na Carta aos Romanos, Paulo afirma: “De fato, toda a criação espera ansiosamente a revelação dos filhos de Deus” (Rm 8,19). Essa afirmação do Apóstolo, chega em um momento importante para aqueles que crêem e que são fiéis à Igreja de Cristo, pois de maneira sempre nova, a Igreja Católica tem como dever, comunicar ao mundo que o Senhorio de Cristo no mundo é real e que os homens de hoje podem encontrá-lo, e assim, podem dar às suas vidas um sentido novo. É isso que o mundo aguarda ansiosamente.
Para os que crêem em Jesus Cristo, cabe nos dias atuais, o testemunho da fé, a decisão inequívoca de seguí-lo, pois, somente Ele tem Palavras de Vida Eterna (Jo 6,68). Devemos, como Igreja anunciar aos homens do nosso tempo o convite de retorno para casa, mostrando a eles a beleza e a riqueza da nossa fé, fonte inesgotável e duradoura.
Deve-se recuperar o entusiasmo do anúncio da verdadeira fé que fomos perdendo ao longo do caminho e do tempo. Sabemos, que mesmo sendo uma Instituição bi-milenar, a Igreja Católica, ainda tem respostas para o mundo, para os homens, para os grandes problemas que assolam a humanidade no tempo presente.
É tempo de lembrar ao homem moderno, as palavras de João Paulo II, na missa de início do seu pontificado no dia 22 de Outubro de 1978: “Não, não tenhais medo! Antes, procurai abrir, melhor, escancarar as portas a Cristo! Ao Seu poder salvador abri os confins dos Estados, os sistemas económicos assim como os políticos, os vastos campos de cultura, de civilização e de progresso! Não tenhais medo! Cristo sabe bem “o que é que está dentro do homem”. Somente Ele o sabe!
Essas palavras são encorajadoras, são vibrantes e mais uma vez, vêm renovar o ardor missionário e a vivência da fé no coração dos fiéis. É tarefa da Igreja e dos fiéis comunicar ao mundo inteiro o Senhorio de Jesus Cristo e a salvação que Ele veio trazer a todos os homens, pois o homem de hoje tem necessidade e sede de reencontrar o verdadeiro amor e a verdadeira felicidade, que vinda do alto é capaz de preencher plenamente o coração humano.
O Ano da Fé, será para todos os fiéis, o tempo de missão propício para a transmissão do depósito da fé confiada a Igreja e a todos os batizados. Assim sendo, que fique gravado nos corações daqueles que crêem, as palavras do Papa Bento XVI na Carta Apostólica sob forma de Motu Proprio
Porta Fidei com a qual se proclama o Ano da Fé (out/2012 – out/2013), “É possível cruzar este limiar, quando a Palavra de Deus é anunciada e o coração se deixa plasmar pela graça que transforma”.
Abel Freitas
Comunidade Canção Nova (São José do Rio Preto)
riopreto@cancaonova.com