De 9 a 15 de agosto, a Igreja no Brasil promove a Semana Nacional da Família, cujo tema é “o amor é a nossa missão: a família plenamente viva”
Da redação, com Rádio Vaticano
De 9 a 15 de agosto, a Igreja no Brasil promove em todo o território, a “Semana Nacional da Família”, e tem como tema “O amor é a nossa missão: a família plenamente viva”. O evento está em plena sintonia com o Encontro Mundial das Famílias, que se realizará no dia 27 de setembro, na Filadélfia (EUA), contando com a presença do Papa Francisco.
A Semana Nacional da Família é promovida pela Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e pela Comissão Nacional da Pastoral Familiar (CNPF).
A Semana acontece desde 1992, sempre na segunda semana de agosto, mês dedicado às Vocações, tendo início com o “Dia dos Pais” e o seu encerramento no domingo, dia em que a Igreja no país dedica à Vocação matrimonial.
Para o assessor da CNPF, padre Moacir Silva Arantes, esta “é uma oportunidade de demonstrarmos, como Igreja e como cidadãos, não só o que cremos, mas também o que desejamos para as nossas famílias, cidades e todo o país. É preciso reconhecer o valor da vida e da família. Só assim perceberemos como vale a pena lutar, trabalhar, esforçar-se em favor de ambas”.
A fim de auxiliar as atividades de oração e reflexão, a Comissão para a Vida e a Família e a CNPF elaboraram um subsídio intitulado “Hora da Família”, que propõe sete encontros voltados às famílias, jovens, crianças, casais de namorados e noivos.
Trata-se de um subsídio que abrange todos os aspectos da vida familiar, especialmente aqueles que são mais desafiadores. Os temas deste ano aprofundam o aspecto do amor, que é a primeira missão da família.