Na busca do Dom maior

amar-3.jpg

“Amar é o princípio, amar é a força, amar é o método.” (Paulo VI)

Buscando aprofundar na reflexão desta frase do grande Papa Paulo VI, senti que Jesus quis me fazer conhecer e experimentar o que é viver a prática do amor que Ele ensinou. Como está no Evangelho de João, capítulo 13,34 “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei: amai-vos uns aos outros”. Jesus me convida a amar o que está ao meulado como Ele amou, não como eu quero, não com o meu amor, não segundo as minhas simpatias. Devo amar o meu próximo como Jesus amou.

Um amor puro, genuíno, sem fingimento, nem interesse. Amor que tudo crê, tudo suporta, tudo espera (I Cor 13,4). Amor que acredita no outro, mesmo quando ele não merece confiança, amor que não julga, amor que não aponta o dedo para condenar o próximo, amor que volta atrás, que se compadece, que é suporte, amor que dá ao outro a chance de recomeçar…

Amor que não coloca em dúvida o que o Espírito Santo pode realizar no outro, amor que se doa ao outro sem reservas, amor que não sonega tempo, atenção, sinceridade, verdade, transparência e acolhimento…

… amor que não agride, que não machuca, que não ofende, que não calunia, que não difama, que não inventa mentiras para fazer o outro cair ou ser mal visto, amor que estende a mão, que entende e compreende, amor que escuta, que gasta tempo, suor e lágrimas para conquistar o outro e se eixar também conquistar pelo outro, amor que faz o outro mais feliz, amor que encoraja o outro a viver bem a sua vida, e acima de tudo, amor que indica Jesus Cristo ao outro.

Como dizia o Papa Paulo VI, “amar é o princípio, amar é a força, amar é o método”…

Abel Freitas
Comunidade Canção Nova
abelcn@geracaophn.com

Deixe seu comentário